Se no início do ano a cidade se esvazia e o movimento no Centro parece menor, o comércio não perde a oportunidade de chamar o público com as primeiras liquidações. Pelo terceiro ano consecutivo, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Sul não realizará a campanha de liquidação conjunta, mas os comerciantes já se adiantam com os seus próprios descontos.
O presidente da CDL Santa Cruz, Márcio Farias Martins, analisa que dessa forma cada lojista pode realizar as promoções no período que prefere. “O vestuário costuma fazer agora no início do ano, já as lojas de calçados e papelarias costumam fazer no fim de fevereiro por causa da volta às aulas.” Martins indica que o arranjo é melhor também para os consumidores, que podem aguardar o melhor momento para providenciar as compras.
Para o proprietário da Planeta Esportes, Renato Bieger, apesar de já oferecer descontos de até 70% em tênis e peças de vestuário, a liquidação principal será no mês que vem. Em janeiro, a loja aproveita para oferecer as pontas de estoque do fim de ano por preços especiais e negocia diversas formas de pagamento, para garantir a venda. “Muita gente está fora da cidade, assim, quem fica por aqui aproveita.”
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Conforme a gerente da loja Dullius, Carina Micheli da Silva, o período de liquidação no estabelecimento começou na sexta-feira da semana passada. “Depois que passa o Natal e o Ano- Novo, os clientes já querem promoção”, conta. Na modalidade adotada pela empresa, na compra de três peças, a de menor valor é grátis. A promoção vale para roupas, calçados e acessórios. Entre as vantagens também estão as condições de pagamento, já que as compras podem ser parceladas em sete vezes, para começar a pagar em 60 dias.
Cresce procura por produtos para se refrescar
As vendas de verão vão muito além dos tradicionais ventiladores e condicionadores de ar. De acordo com a gerente da Afubra, Nádia Beatriz Rohr, dezembro foi um mês de boas vendas, mas as compras ligadas ao verão e férias têm surpreendido desde o início de janeiro.
“26 de dezembro foi o melhor dia de vendas, especialmente para ar-condicionado”, conta. Ela destaca a procura por ventiladores e piscinas infantis, infláveis e de montar. Entre os itens mais procurados também estão aqueles para uso nas piscinas, como boias e espaguetes, além de materiais para camping, como mesas dobráveis e cadeiras de praia.
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Segundo a gerente, não houve falta de mercadorias porque o estoque estava preparado para a alta procura, com as temperaturas elevadas que estavam previstas. Os produtos relacionados com o calor estão posicionados bem na entrada da loja, para facilitar a localização. “Tem que estar em destaque, assim como no inverno colocamos os aquecedores e fogões a lenha.”
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