Com a proximidade do Natal, o movimento no Centro de Santa Cruz do Sul se intensifica. No sábado pela manhã, os consumidores aproveitaram o tempo bom para antecipar as compras e evitar o tumulto dos últimos dias. A partir de hoje, quando as lojas ficam abertas até as 22 horas, quem ainda não adquiriu os presentes terá mais tempo para escolher os produtos. Apenas no sábado o fechamento será mais cedo, às 19 horas.
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz, João Goerck, o fim de semana já sinalizou o que os comerciantes podem esperar para os próximos dias. Mesmo com a baixa do movimento à tarde em razão do jogo do Grêmio, pela manhã, segundo ele, quase todas as lojas estavam lotadas. No entanto, Goerck acredita que as melhores vendas ainda estão por vir.
“Como o brasileiro gosta de deixar para a última hora e, na quarta, ocorre o pagamento da segunda parcela do 13º, a tendência é de que o movimento maior ocorra na quinta-feira, na sexta e no sábado”, comenta. Goerck lembra que, para este Natal, a expectativa da CDL é de aumento de 12% a 15% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. “Esperamos que o comércio tire o atrasado dos últimos dois anos”, projeta o dirigente.
Publicidade
Clientes se antecipam em busca de variedade
A santa-cruzense Jennifer Eichstatt, de 34 anos, escolheu o sábado para fazer boa parte das compras de Natal. Para ela, antecipar-se resulta em economia e bons produtos. “Já conseguimos promoções bem boas e variedade maior de produtos. Assim, ainda evitamos tumulto.” Ela conta que não determinou uma média de valor para cada presente. “A prioridade era a minha filha. Comprei uma bicicleta para ela. Os outros presentes serão lembrancinhas”, revela.
Movimento no primeiro sábado anima os lojistas
Publicidade
Embora os lojistas já esperassem um incremento das vendas para o sábado, o movimento acabou superando as expectativas. “O pessoal está se adiantando, durante a semana também vendemos bem”, avalia a gerente da Clip Graffite, Jaqueline Freese. De acordo com ela, os presentes mais procurados até agora foram brinquedos e itens para amigo-secreto, como canecas, copos e agendas.
Ela salienta que, devido às promoções, alguns itens se esgotaram. Apesar do movimento intenso já no sábado, Jaqueline afirma que a expectativa maior é para depois do dia 20. “Este é o primeiro Natal da loja, mas esperamos vender em torno de 30% a mais do que a outra unidade da empresa vendeu no ano passado.”
A gerente da Joalheria Lenz, Rosangela Siegert, aposta no próximo sábado, última data de comércio aberto antes do Natal, como o melhor dia. A empresa trabalha com uma estimativa de crescimento de 10% nas vendas, em relação ao ano anterior. De acordo com Rosangela, os artigos mais procurados têm sido joias, bolsas e relógios. O preço, na maioria das vezes, não é o que define a compra. “Com a facilidade de pagamento e os descontos, os clientes acabam levando os produtos que mais gostam”, observa.
Publicidade
This website uses cookies.