Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

VENDAS

Comércio espera repetir desempenho de 2022 no Dia dos Pais

Foto: Nascimento MKT/Divulgação

Movimento de consumidores no eixo comercial de Santa Cruz do Sul tem aumentado e deve se intensificar até o fim de semana

Os próximos dias prometem ser de grande movimento no comércio de Santa Cruz do Sul e região. Com a proximidade do Dia dos Pais, que será comemorado neste domingo, 13, setores como os de calçados, vestuário, perfumaria e bazar intensificam a divulgação de sugestões de presentes. Da mesma forma, a expectativa mobiliza o ramo de serviços, como os restaurantes que costumam ser bastante procurados para as comemorações em família. Projeções de entidades ligadas ao varejo indicam que o volume de negócios deve se manter nos patamares registrados em 2022, quando 70% dos consumidores efetuaram compras.

Diante dessa informação, o Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP) está confiante no incremento das operações. A entidade também prevê que, a partir de agora, a curva das vendas seja crescente até o fim do ano. “Lojas de vestuário, calçados, acessórios, perfumaria, cuidados pessoais, seguidas de materiais de escritório e tecnologia tendem a ser as mais acessadas pelos consumidores até o final da próxima semana”, projeta o presidente do Sindilojas, Mauro Spode.

LEIA TAMBÉM: Dia dos Pais promete aquecer o comércio em Santa Cruz

Publicidade

Para ele, repetir o desempenho de 2022 – no qual o crescimento nas vendas foi de 5% – será um bom resultado para o varejo. “No ano passado, estávamos com a economia completamente recuperada, pós-pandemia da Covid-19. Já neste ano, temos medido uma desaceleração da intenção de compras. Neste cenário, é coerente projetar um desempenho semelhante ao do ano passado”, avalia.

A projeção está em sintonia com as estimativas divulgadas nesta semana pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que indica um volume de vendas de R$ 7,67 bilhões neste Dia dos Pais em todo o Brasil. O número representa um incremento de 2,2% no comparativo com a mesma data em 2022.

LEIA TAMBÉM: Dia dos Pais: veja opções de presentes para homenagear o paizão

Publicidade

Outro reflexo do avanço é a abertura de vagas temporárias para atender à demanda sazonal. “O Dia dos Pais é a quarta data comemorativa mais importante do comércio varejista brasileiro em termos de movimentação financeira. A perspectiva é positiva para o setor, tendo em vista a inflação mais baixa e o início da queda da taxa de juros”, afirma o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

Em escala nacional, o Rio Grande do Sul aparece na terceira posição, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais, entre os estados que mais devem movimentar a economia por conta do Dia dos Pais. A CNC calcula que os gaúchos devem movimentar R$ 632 milhões na compra dos presentes.

LEIA TAMBÉM: Entenda por qual motivo o segundo domingo de agosto é Dia dos Pais

Publicidade

Os preferidos

Historicamente, as lojas de vestuário, calçados e acessórios destacam-se durante a data e, neste ano, não será diferente. Como essa atividade ainda não recuperou o volume de operações do período pré-pandemia – em maio, o volume de vendas ainda era 22% inferior ao de fevereiro de 2020 –, os varejistas deverão aproveitar a demanda sazonal para tentar alavancar as vendas mediante promoções ou condições facilitadas de pagamento. Segundo estimativa da CNC, devem faturar R$ 3,64 bilhões.

Em seguida, devem vir as movimentações esperadas nos ramos de utilidades domésticas e eletroeletrônicos (R$ 1,19 bilhão) e produtos de perfumaria e cosméticos (R$ 1,16 bilhão). Somados, esses três segmentos devem responder por quase 77% das vendas totais do varejo.

LEIA TAMBÉM: Famílias incluídas no Devolve ICMS podem retirar o Cartão Cidadão a partir desta quinta

Publicidade

Lojistas devem estar preparados

Quarta cidade gaúcha no ranking da inadimplência, que ficou em 28,3 pontos percentuais em junho, Santa Cruz do Sul deve ter um Dia dos Pais movimentado. No entanto, relatórios da CNC indicam que os consumidores estão mais cautelosos em relação aos investimentos. “É importante que o lojista esteja preparado, com uma equipe treinada, produtos e novidades para encantar o cliente e cuide da divulgação de sua empresa. O consumo está mais consciente, e é preciso estar atento ao que o cliente busca”, recomenda o presidente do Sindilojas.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.