Santa Cruz do Sul

Comércio espera o melhor Natal dos últimos dois anos

Dezembro chegou e com ele a expectativa de um fim de ano bastante positivo para o comércio de Santa Cruz do Sul e região. Espera-se um incremento de 6% em relação ao ano passado e até uma superação das vendas de 2019, o último Natal pré-pandemia, que foi o melhor dos últimos anos para o varejo. 

Apesar de ser um ano atípico, pois neste mesmo período está acontecendo a Copa do Mundo, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul (Sindilojas-VRP), Mauro Spode, diz que o cenário é favorável. Conforme ele, pesquisas apontam que pelo menos 50% do público deve utilizar o dinheiro extra da injeção do 13º salário para quitar dívidas.

LEIA TAMBÉM: Consumidor vai gastar mais com a ceia de Natal neste ano; veja

Publicidade

Ainda segundo o presidente do Sindicato, ao longo do ano, as contratações superaram as demissões, o que leva a crer em um saldo positivo na oferta de vagas temporárias em relação a 2021.

Boas percepções e perspectivas nas vendas

Esse vai ser o segundo Natal da Edu Store, situada no München Open Mall. Com 16 anos de experiência em moda masculina, Eduardo Henn, gerente da loja, explica por que 2022 tende a registrar aumento nos negócios. “No ano passado, o München era um empreendimento novo com quatro lojas internas e agora tem praça de alimentação, é um lugar agradável para vir com a família, então a expectativa que eu tenho é de que seja muito melhor. Queremos vender pelo menos o triplo que no ano passado.”

Vários aspectos levam Henn a acreditar que este será um Natal dos sonhos, como ele mesmo define. “Em 2021 ainda foi um pouco retraído, não teve tanta confraternização. Neste ano, as festas corporativas estão muito fortes. Então não é só o Natal, mas também o amigo-secreto das empresas.” Conforme Henn, camisetas e polos são os itens que mais saem nesta época.

Publicidade

Eduardo Henn dá sugestões para presentear no final de ano. Foto: Alencar da Rosa

É um período no qual trajes também são bastante vendidos na Edu Store, devido às formaturas, por exemplo. E a dica é não deixar para última hora, mesmo que a comemoração esteja marcada só mais para frente, sob risco de o cliente não encontrar o que precisa. Eduardo Henn também dá uma outra sugestão de presente. “Calça de sarja, com bolso de faca. Ela pode ser usada como traje social, ou como esporte fino.”

LEIA TAMBÉM: Christkindfest abre programação em Santa Cruz

Na Joalheria e Ótica Kothe, o que mais vende neste período são relógios, joias e óculos de sol. Conforme a gerente Luana Kessler, a boa movimentação dos consumidores, também incentivada pelo pagamento do 13º salário, já foi sentida nessa quinta-feira, primeiro dia de dezembro. “A Copa acaba alterando um pouco porque a gente sente que o Centro esvazia no horário e dia dos jogos do Brasil. Mas a expectativa para o Natal é bem boa. É para ser melhor que em 2019. Também temos registrado meses melhores ou iguais a 2017. Outubro, por exemplo, foi uma surpresa.”

Publicidade

Na Kothe, óculos de sol e relógios são itens com maior saída | Foto: Alencar da Rosa

Horários diferenciados a partir do dia 18

De acordo com o Sindilojas-VRP, além dos sábados abertos até 17 horas, hábito já adotado por muitas empresas, o horário especial começa no dia 18, um domingo, com abertura das 16 às 22 horas. De segunda, 19, a sexta, 23, o horário será estendido até as 22 horas. E no sábado, 24, véspera de Natal, o comércio ficará aberto até as 17 horas.

LEIA MAIS: Assinado acordo que oficializa o horário do comércio para o fim de ano

ENTREVISTA – RICARDO BARTZ – PRESIDENTE CDL

Foto: Rafaelly Machado/Banco de Imagens

O pagamento do 13º já aumentou o movimento? 

Publicidade

O 13º salário sempre injeta um grande volume de recursos na economia. E os lojistas conseguiram se preparar bem neste ano, apesar da incerteza do período eleitoral, de não saber o que iria acontecer. O setor também foi beneficiado pelo início da Copa do Mundo e ainda a Black Friday. Muitas pessoas vão usar o 13º para quitar suas pendências financeiras, mas outras irão investir. O que é sempre um alento para a nossa economia, em especial o setor de varejo. 

Qual a expectativa de vendas, em comparação com o período anterior à pandemia?

As perspectivas são positivas porque os lojistas estão sentindo que terão boas vendas neste fim de ano. Existe um estudo segundo o qual, neste agregado de datas (Black Friday, Copa do Mundo e Natal), as vendas no varejo se elevem em torno de 6% em relação ao ano passado. Acredito que isso em Santa Cruz possa se superar, pelo fato de estarmos sentindo um movimento maior nas lojas já a partir de agora. Creio que possamos superar as vendas de 2019, o último Natal pré-pandemia, que foi o melhor dos últimos anos. As contratações devem ser equilibradas em todos os segmentos. Geralmente os temporários servem para a cobertura de férias dos efetivos. Acredito que não haverá destaque em apenas algum segmento, visto que as perspectivas são boas para a maioria deles. 

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Ofertas de vagas temporárias deve crescer 15% em Santa Cruz

Já começaram as contratações temporárias? 

O ano de 2022 tem sido o de normalização das ações de comércio e serviços no que tange à pandemia. Em 2020 e 2021, o setor foi impactado pelo abre-e-fecha e também por problemas de produção, já que a indústria encontrou dificuldades quanto à matéria-prima. 2021 ainda teve uma dificuldade no quesito logística mundial, o que acabou impactando as operações finais, ou seja, no pequeno e médio varejista. Então, como neste ano tivemos uma retomada econômica gradual, isso impacta diretamente as operações dos lojistas e do varejo em geral. Com a economia mais forte, vende-se mais, o que acaba resultando em novos empregos. Os segmentos que estão se destacando são especialmente os de lojas de artigos de final de ano e também de supermercados. Temos mais uma rede se instalando em Santa Cruz e o processo de contratação iniciou-se há alguns dias, o que acaba elevando a média de empregos. Outros novos empreendimentos também devem concluir suas instalações e manter a busca por funcionários em alta.

Quais as vantagens da antecipação das compras?

As vantagens da antecipação são muitas. Em especial, encontrar uma variedade de produtos à disposição. Mais próximo do Natal, é possível que alguns itens não tenham grande variedade de formatos e cores, por exemplo. Nosso comércio está muito bem atendido quanto a isso. Também mais perto do Natal aumentam as filas nos estabelecimentos, fazendo com que o tempo dispensado para a compra seja maior.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.