Os estabelecimentos comerciais e industriais de Vale do Sol poderão voltar a exercer suas atividades na próxima segunda-feira, 30. Um novo decreto expedido pela Prefeitura de Vale do Sol, determina que os mesmos poderão manter o atendimento das 8 h às 16 horas, exceto os serviços considerados essenciais, com no máximo 50% de seus funcionários ou colaboradores, e o limite de atendimento em 50% da lotação máxima prevista no Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI).
No entanto, o prefeito Maiquel Silva, determinou que nesses locais sejam adotadas escalas, com revezamento de turnos e alterações de jornadas entre seus funcionários e colaboradores, para reduzir fluxos, contatos e aglomerações de trabalhadores. Além disso, ele pede que sejam adotadas providências necessárias ao cumprimento das diretrizes sanitárias de distanciamento interpessoal de, no mínimo, dois metros, observadas as demais recomendações técnicas determinadas pelo Ministério da Saúde ou pela Secretaria da Saúde.
O decreto exige que os empregados sejam orientados de modo a reforçar a importância e a necessidade da adoção de cuidados pessoais, sobretudo da lavagem das mãos, da utilização de produtos assépticos durante o trabalho, como álcool em gel 70%, e da manutenção da limpeza dos instrumentos de trabalho.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Estiagem deixa Vale do Sol em alerta
OUTRAS ALTERAÇÕES
A alteração também permite a realização de missas e cultos religiosos, desde que respeitem o limite máximo de 25% da capacidade de assentos do local e adotem as providências necessárias para garantir um distanciamento interpessoal mínimo de dois metros.
O funcionamento de lotéricas, agências e postos bancários também foi liberado, desde que observem as medidas necessárias e realizem atendimento individualizado.
Os eventos festivos e reuniões, de caráter público ou privado, e as atividades em campos de futebol, canchas de bochas e casas noturnas permanecem proibidos. Seguem também suspensos os eventos municipais e as aulas em Vale do Sol. O toque de recolher, que restringe a circulação de pessoas das 20h às 5h, com exceção de casos de extrema necessidade, continua em vigor.
Publicidade
O chefe do executivo reforça o pedido que todos continuem tomando todas as medidas de prevenção necessárias e informa que, com qualquer mudança de cenário as medidas mais drásticas podem voltar a vigorar. “Pedimos, encarecidamente, que aqueles que podem, fiquem em casa. É um momento atípico e precisamos da conscientização da comunidade”, enfatiza. Além disso, Silva agradece a todas as pessoas que estão engajadas na prevenção contra o vírus e, também, àqueles que estão mantendo os serviços essenciais em funcionamento.
Publicidade