Categories: Regional

Comércio de Santa Cruz vive expectativa para as vendas de Natal

A proximidade do Natal, data mais importante para as vendas no comércio, está animando os empresários de Santa Cruz do Sul. Com menos de duas semanas para garantir os presentes, os consumidores já têm procurado mais as lojas, que comemoram o crescimento no movimento e também a chance de elevar o faturamento, auxiliando na recuperação das perdas causadas pela pandemia. Essa situação ocorre paralelamente com a bandeira vermelha e as regras mais rígidas para a atividade econômica que precisam ser cumpridas pelos estabelecimentos.

Na Afubra, o gerente comercial Ricardo Michel percebeu que as vendas cresceram nos últimos dias, já como um reflexo do Natal. “Estamos confiantes que vai ser um bom Natal, moderado para bom”, afirmou. Ele acrescenta que algumas lojas da Afubra sentiram mais os efeitos das restrições para funcionamento mas, de maneira geral, a rede conseguiu contornar bem a situação. “Conseguimos com essa retomada voltar fortes e vamos fechar um ano excelente, apesar das dificuldades. Comercialmente falando, foi um ano muito positivo”, disse.

LEIA MAIS: Definido horário ampliado no comércio para o fim de ano

Publicidade

Lojistas notaram que movimento aumentou em Santa Cruz do Sul, apesar das medidas de distanciamento | Foto: Rafaelly Machado

Cenário semelhante é relatado por João Teixeira, administrador da Marlene Calçados. Segundo ele, apesar das regras mais rígidas que já vigoram em Santa Cruz do Sul pela terceira semana consecutiva, as vendas têm aumentado. Além da data, o horário estendido para o comércio também aumenta a expectativa. “Com certeza melhora, independente da situação, por ser dezembro, por ter Natal e Ano-Novo e também o 13º salário as pessoas acabam comprando mais”, salientou. Teixeira destacou ainda o período difícil vivido pelo comércio, mas acredita que as vendas de fim de ano serão importantes para o estabelecimento.

Compreendendo a situação enfrentada pelos clientes, a Joalheria Lenz tem apostado nas condições de pagamento para incrementar as vendas. “Acreditamos que vai dar para recuperar, temos expectativa nisso. Estamos com condições de pagamento facilitadas, entendemos o cliente e tentamos facilitar. Se para nós está difícil, para eles também está, então temos que nos ajudar”, reforçou a vendedora Rosângela Siegert. Em relação ao movimento, ela observou que a perspectiva é diferente dos outros anos, mas o crescimento já é percebido e deve melhorar nos próximos dias.

Neste ano, para fomentar as vendas e valorizar o comércio local, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Sul lançou a campanha CDL Presente com Você, que ocorre desde março. Conforme Márcio Martins, presidente da entidade, a meta é fechar o ano com 400 mil cupons. No dia 28 de dezembro, haverá o sorteio de um automóvel Renault Kwid zero quilômetro, além de dez vales-compras com premiações que vão de R$ 100,00 a R$ 2,5 mil. Os cupons das promoções anteriores também estarão concorrendo.

Publicidade

LEIA MAIS: Planejamento financeiro do fim do ano

Novos horários

Apesar das restrições, em 2020 o tradicional horário estendido de Natal também ocorre em Santa Cruz. Nos dias 18, 21, 22 e 23 de dezembro, as lojas poderão ficar abertas até as 22 horas. Aos sábados, até as 17 horas e, no domingo, dia 20, das 15 às 22 horas. Nos dias 25 de dezembro e 10 de janeiro, o comércio estará fechado. Vale ressaltar, no entanto, que o governo do Estado limitou o funcionamento até as 20 horas nas regiões com bandeira vermelha. Dessa forma, as empresas aguardam uma nova decisão do governador Eduardo Leite (PSDB), o que pode ocorrer já nesta segunda-feira, 14.

LEIA MAIS: FOTOS E VÍDEO: famílias mantêm tradição das bolachas decoradas de Natal

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.