Em pronunciamento na noite desta quinta-feira, 16, o prefeito Telmo Kirst anunciou que o comércio de Santa Cruz do Sul poderá voltar a abrir a partir de segunda-feira, 20. Atualmente, as lojas podem funcionar apenas de portas fechadas, com vendas por tele-entrega ou drive-thru.
“Neste momento, sem fugir das responsabilidades que um governo impõe, tendo em vista o decreto do governo do estado, estou nomeando um grupo de trabalho, composto por Secretaria da Saúde, procuradoria do Município e representantes do comércio – Assemp Sindilojas e CDL. Esse grupo terá a missão de adequar a flexibilização em Santa Cruz às normas do governo do Estado. O Gabinete de Emergências também será ouvido”, afirmou Telmo Kirst.
LEIA TAMBÉM: “Estamos prontos para essa nova fase”, diz Eduardo Leite
Publicidade
Segundo o prefeito, este grupo vai trabalhar até domingo, 19, para estabelecer as regras que terão de ser seguidas pelas empresas. Um novo decreto deve ser publicado na segunda-feira. “Este novo decreto terá validade de 15 dias. Enquanto isso, volto a fazer um apelo, para aqueles que puderem: fiquem em casa”, disse Telmo.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: comerciantes fazem carreata e exigem abertura do comércio
Apesar de permitir a flexibilização do funcionamento do comércio, o prefeito de Santa Cruz afirmou que a expectativa “dos profissionais da Medicina e da comunidade científica” é de que as próximas duas semanas sejam “decisivas”, com relação à disseminação do novo coronavírus. “Se nós afrouxarmos o isolamento corremos o grande risco de termos uma rápida disseminação do vírus”, disse. Telmo Kirst ainda destacou que Santa Cruz tem a menor incidência de casos, na relação com a população, do Estado e que isso se deve às medidas já adotadas.
Publicidade
LEIA MAIS: Santa Cruz tem a menor incidência de casos por população no Estado
Veja a íntegra da fala do prefeito:
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS