Categories: Regional

Comércio de Santa Cruz sente os efeitos positivos após reabertura

Pouco mais de uma semana após a reabertura do comércio em Santa Cruz do Sul, o sentimento entre os lojistas é de alívio. Se as medidas restritivas ainda não permitem um funcionamento total do setor, pelo menos, ainda que de forma tímida, a economia começa a voltar a girar e os poucos casos confirmados de novo coronavírus no município fazem os lojistas vislumbrarem novas possibilidades logo ali na frente.

“Esperamos que, se seguir sem o avanço de casos, possa ocorrer uma maior flexibilização, tanto no aumento de horário de funcionamento como no atendimento de alguns segmentos que seguem com medidas restritivas”, comentou o vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Sul, Ricardo Fernando Bartz. Ele citou como exemplo os restaurantes e lancherias, que não podem atender os clientes presencialmente à noite, o que também vem sendo pedido por vereadores nas últimas sessões da Câmara.

LEIA MIAS: Primeira semana de abertura foi positiva para o comércio de Santa Cruz

Publicidade

Conforme Bartz, neste primeiro momento, a quitação de dívidas retroativas vem sendo uma das principais atividades de fomento financeiro dos estabelecimentos. “O pagamento de crediários e contas por parte das pessoas gerou muito movimento. Sabemos que o funcionamento do comércio ainda está distante do que precisa, mas para o que tínhamos, que era tudo parado, qualquer coisa já é um avanço”, ressaltou. “Aguardamos uma flexibilização do Estado para que também possa ser implementada aqui no município”, complementou Ricardo Bartz.

LEIA MAIS: Empresários compartilham estratégias para a retomada do comércio em Santa Cruz

Promoções estão liberadas
Como prevenção, a CDL orienta todos os lojistas a seguirem as medidas impostas no decreto municipal. O objetivo é que haja “uma retomada das atividades no comércio de forma responsável” para que essa retomada seja “duradoura”. Ainda assim, não há restrições quanto aos lojistas promoverem ações de incentivo às vendas.

Publicidade

LEIA MAIS: CDL recomenda que não haja promoções no comércio santa-cruzense

“Não proibimos ninguém de fazer promoções e ofertas, nem é o nosso papel. Essa decisão é pontual e individual de cada comerciante. Nossa orientação é para evitar aglomerações, para que aos poucos possamos ir aumentando o horário do comércio e flexibilizando as medidas”, ressaltou o vice-presidente da CDL de Santa Cruz do Sul, Ricardo Fernando Bartz. “Não há restrição sobre fazer promoções, mas sim sobre a quantidade de pessoas dentro das lojas, o que já vem sendo obedecido pelo comércio justamente para evitar aglomerações.”

Vice-presidente da CDL de Santa Cruz do Sul, Ricardo Fernando Bartz

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.