Santa Cruz do Sul

Comércio de Santa Cruz se prepara para mais uma Black Friday

Nesta sexta-feira, 29, ocorre em todo o Brasil a Black Friday. O evento, tradicional nos Estados Unidos, chegou ao país tupiniquim há alguns anos e consolidou-se como uma das principais datas para o comércio no que diz respeito a vendas. Para atrair os consumidores e competir com as lojas virtuais, os estabelecimentos de Santa Cruz do Sul preparam promoções agressivas e as entidades representativas tentam sensibilizar os consumidores sobre a importância de manter o dinheiro circulando na cidade.

Conforme o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz, Ricardo Fernando Bartz, as operações locais seguem a tendência nacional e realizam promoções ao longo de todo o mês de novembro, culminando na última sexta-feira, para aproveitar o pagamento da primeira parcela do 13º salário aos trabalhadores. “Acredito que seja uma data importante e que abre oficialmente o período de vendas natalinas”, diz o representante.

LEIA TAMBÉM: Cisvale busca emendas para projetos na área do clima

Publicidade

Ele é mais um a fazer eco sobre a importância de realizar compras nos estabelecimentos santa-cruzenses. Além de girar a economia, os clientes evitam cair em golpes comuns nesse período de promoções atrativas vistas na internet. “Nosso comércio é muito variado e dispõe de tudo para satisfazer o desejo dos consumidores”, afirma. Aos lojistas, além de praticar preços competitivos, Bartz recomenda um atendimento de excelência para fidelizar a clientela para as compras de Natal.

Já o presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Vale do Rio Pardo (Sindilojas/VRP), Mauro Spode, vê a Black Friday como uma grande oportunidade para todo o varejo, pois o consumidor opta por essa liquidação para fazer as compras que busca há mais tempo. “Pequenos produtos, ou mesmo grandes eletrodomésticos e itens de valor agregado que entram em promoção, estão entre os preferidos”, observa.

LEIA TAMBÉM: Especialista detalha prejuízo com excesso de algas no Lago Telmo Kirst

Publicidade

Segundo ele, desde o ano passado é perceptível que muitos anteciparam as compras de Natal para a Black Friday, e essa situação já mobiliza os lojistas na região. “A grande maioria das empresas adere à liquidação, fazendo frente especialmente ao comércio eletrônico, porque a experiência com o produto é uma das principais armas das lojas físicas para atrair os compradores.”

A expectativa da instituição é de que haja um bom incremento nas vendas em relação a 2023, bem como deve se repetir o comportamento dos consumidores de adiantar as compras natalinas.

LEIA TAMBÉM: Desfiles temáticos e espetáculos natalinos são destaques da Christkindfest 2024

Publicidade

Dicas

  • Planeje as compras e pesquise preços com antecedência;
  • Se for comprar na internet, verifique a reputação da loja em sites especializados;
  • Desconfie sempre de grandes descontos e preços muito abaixo da média;
  • Fique atento às condições de pagamento e ao valor do frete;
  • Exija o direito ao arrependimento, que vigora até sete dias após a compra;
  • Verifique o prazo de garantia dos produtos;
  • Denuncie golpes e práticas abusivas ao Procon local ou no site consumidor.gov.

Fique atento aos golpes

Para auxiliar os cidadãos a evitar golpes, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) lançou recentemente um guia de defesa para a Black Friday. O documento oferece dicas para fugir de eventuais fraudes e dores de cabeça nesse período. Uma delas é pesquisar com antecedência os valores dos produtos a fim de verificar o preço médio. Isso porque alguns estabelecimentos anunciam grandes descontos que, na prática, pouco diferem dos valores cobrados normalmente, induzindo o comprador ao erro.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Bruno da Silveira Bica

Share
Published by
Bruno da Silveira Bica

This website uses cookies.