Passado o efeito da ação Black November, uma ampliação da Black Friday, o comércio de Santa Cruz do Sul está engajado nas campanhas de fomento de vendas natalinas. O período é o que representa melhores resultados nos caixas dos estabelecimentos e o que gera as oportunidades mais diferenciadas para quem deseja fazer suas compras.
É o caso da técnica em enfermagem Bruna Wermuth Vargas. Terça-feira à tarde, ela estava à procura de um tênis nas Lojas Prata. “Valorizo muito quando as condições de pagamento são boas e o crediário é próprio, diminuindo o uso do cartão de crédito, que tem juros altos”, destaca. Acrescenta que dá preferência a estabelecimentos físicos e locais. “Prefiro prestigiar as lojas e os vendedores daqui. Tento evitar a compra pela internet”, frisa.
Com o intuito de incentivar que mais pessoas ajam como Bruna, as entidades ligadas ao varejo criaram campanhas e ações especiais. Um exemplo são os horários ampliados, definidos pelo Sindilojas em negociação. Em todos os sábados, exceto o feriado do dia 25, as lojas poderão abrir até as 17 horas; no domingo, 19, atenderão das 16 às 22 horas; e entre os dias 17 e 23, até as 22 horas. Nas vésperas, 24 e 31, o comércio ficará aberto até as 17 horas.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Comércio se reinventa e aposta na retomada dos negócios
Uma moto e vales-presente serão sorteados
Também está em andamento a campanha CDL Presente Com Você, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Os clientes das 75 lojas participantes ganham cupons para concorrer, entre outros, a uma moto Biz e um vale-presente de R$ 30 mil. A entidade lojista distribuiu mais de meio milhão de cupons. O último sorteio será realizado na Praça Getúlio Vargas, às 20 horas do dia 28.
O presidente da entidade, Ricardo Fernando Bartz, salienta que nos últimos dias o comércio vem percebendo o crescimento do número de consumidores. “Estamos entrando na reta final para o Natal, e muitos vão às compras com o pagamento do 13º salário. Seguimos fazendo um apelo para que comprem no comércio local, que tem grande variedade”, observa Bartz.
Publicidade
A campanha é uma realização da CDL Santa Cruz, teve início em 10 de março e o encerramento será no dia 28 deste mês. O patrocínio é da Agro-comercial Afubra, Sicredi e Valecross.
LEIA TAMBÉM: Pesquisa da CDL avalia retomada no comércio de Santa Cruz
Produtos com grande procura
As joias também são muito procuradas, como opção de presentes, neste período. A auxiliar administrativa da Joalheria e Ótica Kothe, Luana Kothe, vê a economia aquecida neste período de busca do presente ideal, aliado à primeira parcela do 13o salário. “Já estamos com todos os lançamentos em solares e relógios, além das joias diferenciadas que vendem muito nesta época do ano, pois eternizam momentos”, conta. A empresa atenderá com horário diferenciado, além de disponibilizar o crediário próprio e a possibilidade de parcelamento de relógios em até dez vezes.
Publicidade
Na Joalheria Lenz Exclusiv, a vendedora Fabrícia Halmenschlager enfatiza a ampliação da publicidade em veículos tradicionais e de grande abrangência, como a Gazeta do Sul e as rádios da Gazeta Grupo de Comunicações. Por lá, há condições de pagamentos e descontos diferenciados. “Sempre há produtos em promoção”, frisa. Ela ressalta que a procura pelas joias é especial neste período.
Em se tratando de bazar, a Afubra tem registrado grande saída de copos e materiais para decoração da mesa na ceia. A gerente Nádia Rohr conta que a empresa preparou-se bem para receber os clientes, permitindo que as expectativas de vendas para a época sejam superadas. Somam-se aos produtos menores aqueles que acabam servindo para toda a família, como ar-condicionado, ventilador e cafeteira. Quem fica na dúvida sobre o que comprar para amigo-secreto ou presente, pode optar pelo vale-presente.
LEIA TAMBÉM: Sindilojas e Sindicato dos Comerciários definem horários para o Natal
Publicidade
Estratégias
Algumas estratégias para atrair clientes são descontos especiais, mais tempo para pagar e estoques com as novidades da estação. Na Lojas Prata, a aposta também é na presença do Papai Noel. “É muito bacana tê-lo aqui na frente, trazendo uma mensagem positiva”, afirma a gerente, Tainá Soares. Além disso, os consumidores têm a oportunidade de pagar a partir de março. “As pessoas viajam e vão começar a pagar só quando voltarem, porque o ano começa em março”, brinca. Ela já percebeu reflexos do incremento da primeira parte do 13º salário na economia. De acordo com Tainá, o movimento vem aumentando.
Sócia-proprietária da JM Sports, Jaqueline Tatsch Motta conta que o primeiro fim de semana de dezembro foi posivito, mas poderia ter sido melhor. “Está diferente. Antes a resposta era mais rápida. A tendência é que as pessoas acabem deixando para os últimos dias.” A sua empresa apostou na manutenção dos preços da Black November. “Enquanto tivermos estoque dos produtos que estavam em promoção, os valores serão os mesmos.”
Jaqueline entende que os horários estendidos são muito positivos para os lojistas, as equipes e os clientes. Compara com Rio Pardo, onde também tem loja: “As pessoas de Rio Pardo vão acabar vindo comprar em Santa Cruz, porque aqui ficou muito boa a programação de horários do fim de ano”.
Publicidade
Na área de vestuário, a Dullius também optou por protelar o valor da entrada, na compra feita a prazo. Quem adquire agora começa a pagar em abril. Outra iniciativa é o cashback, que oferece 10% de retorno do valor investido, agora, para novas compras em janeiro.
LEIA TAMBÉM: Consumo em Santa Cruz do Sul vai crescer 4,4% neste ano
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz torna-se a sexta maior economia do Rio Grande do Sul
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!