Santa Cruz do Sul

Comércio contratou 1,2 mil trabalhadores a mais em 2022 em Santa Cruz

O desempenho positivo das vendas do comércio varejista de Santa Cruz do Sul pode ser medido pelo crescimento no número de contratações de funcionários durante o ano de 2022. Em levantamento elaborado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul (Sindilojas-VRP), o saldo de empregos no setor, no período de janeiro a setembro deste ano, é de 2.155 vagas, contra 888 geradas de janeiro a setembro do ano passado.

Na comparação, o ano de 2022 gerou 1.267 postos de trabalho a mais até o último mês de setembro. Com a projeção de vendas para o fim do ano e a expectativa de contratações temporárias, o índice deve aumentar e fechar o ano bem acima do desempenho anterior.

LEIA TAMBÉM: Sindicato divulga proposta para o horário de fim de ano no comércio; confira

Publicidade

Para o presidente do Sindilojas-VRP, Mauro Spode, os números positivos de contratações contra as demissões são um fator que explica o momento que o segmento vive. “Santa Cruz é um polo econômico da região. Por isso, entendemos que a retomada do consumo e o retorno das atividades coletivas, pós-pandemia, contribuem muito para este crescimento”, aponta.

Entre janeiro e setembro deste ano, foram realizados 3.152 exames admissionais de trabalhadores para o comércio. Este controle é realizado pelo Sindilojas-VRP. Já o número de exames demissionais foi de 997, resultando em saldo positivo de 2.155 empregos gerados no período. Na comparação com 2021, o total de exames admissionais feitos foi de 2.376, enquanto os demissionais somaram 1.488, gerando saldo total de 888 empregos entre janeiro e setembro daquele ano.

LEIA TAMBÉM: Fim de ano deve ampliar contratações em até 15%

Publicidade

“Estes dados, acompanhados pelo Sindilojas-VRP, mostram a representatividade do comércio e a importância do setor para a geração de emprego e renda em Santa Cruz. Os números são o reflexo do desempenho do varejo e do investimento dos empresários”, avalia Spode.

Fim de ano

Na esteira das contratações, o Sindilojas-VRP acredita que até o fim do ano o saldo de admissões no comércio varejista de Santa Cruz tende a se elevar ainda mais. “Há boa perspectiva, e isso é em nível estadual. Pesquisa feita pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), aponta que mais da metade dos empresários do ramo tem intenção de contratar temporários. Em Santa Cruz e na região, esta tendência deve se repetir”, aponta Spode.

Conforme a projeção da entidade, o volume de vagas temporárias para o Natal deverá ser até 35% maior do que no fim de ano passado. “O Natal é o nosso grande momento. A data é a mais importante para o comércio; estamos otimistas e confiantes de que será um grande momento para a recuperação das empresas”, diz.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.