A desobrigação do uso de máscara também em ambientes fechados, válida em todos os municípios do Vale do Rio Pardo desde domingo, 20, traz boas expectativas ao comércio santa-cruzense. Duas das principais entidades representativas dos comerciantes, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) de Santa Cruz do Sul, acreditam que a mudança tende a trazer benefícios para os negócios.
O presidente da CDL, Ricardo Fernando Bartz, diz que a desobrigação é bem-vinda, pois é resultado da melhora dos indicadores da pandemia não apenas no município, mas em todo o País. Para o dia a dia do comércio, Bartz salienta que o atendimento fica mais fácil, visto que os lojistas não precisam mais exigir o acessório para permitir a entrada dos clientes nos estabelecimentos. A comunicação, da mesma forma, é facilitada e pode também ser um fator de contribuição para incrementar as vendas.
LEIA MAIS: Uso de máscaras ainda resiste entre a população de Santa Cruz
Publicidade
Ao comentar sobre as lojas onde os trabalhadores ainda utilizam o acessório, Ricardo Bartz destaca que não houve posicionamento da entidade sobre essa questão. “Acreditamos que essa é uma situação onde cada lojista deve entrar em acordo com seu quadro de funcionários.” Ainda assim, ele reforça a importância de que a prevenção seja mantida, como o uso do álcool em gel. “A CDL recomenda os cuidados básicos de saúde, até para que não haja uma regressão”, afirma.
Para o presidente do Sindilojas, Mauro Spode, o comportamento da população nos primeiros dias chamou a atenção. “Nas ruas, muitas pessoas ainda estão de máscara”, observa. “E dos clientes que foram à minha loja, muitos perguntaram sobre a necessidade ou até continuaram usando mesmo sem a obrigatoriedade.” Em sua compreensão, essa é uma situação positiva. “Tornou as coisas mais democráticas. Quem tinha alguma dificuldade em usar agora não tem mais essa obrigação”, completa.
LEIA MAIS: Vacinação contra Covid-19 terá horário estendido nesta quarta-feira em Santa Cruz
Publicidade
Assim como Bartz, Spode considera que os atendimentos tornam-se mais fáceis. Proprietário de uma ótica, ele relata que era difícil atender os clientes enquanto eles estavam de máscara, sobretudo na hora de experimentar e fazer a regulagem das armações dos óculos. Agora, os consumidores podem ficar sem, enquanto o empresário, por opção e precaução, continua usando o acessório.
Spode salienta, ainda, que se trata de uma mudança muito recente e da qual a população ainda tem dúvidas, o que ajuda a explicar o comportamento.
LEIA MAIS: Saúde revisa dados e confirma duas mortes ocorridas entre janeiro e fevereiro
Publicidade
Onde usar
Apesar da desobrigação em ambientes abertos e fechados, ainda existem algumas exceções que precisam ser observadas. O uso da máscara permanece obrigatório nos seguintes locais e situações:
- serviços de saúde (hospitais, postos de saúde, clínicas, laboratórios
e consultórios médicos); - instituições de longa permanência de idosos (Ilpis);
- transporte coletivo de passageiros;
- também devem usar pessoas com sintomas gripais, contratantes de caso positivo ou positivos para Covid-19.
Vacinação nesta quarta
Primeira e segunda dose – 5 a 11 anos
Unidades: ESFs Arroio Grande, Cristal Harmonia, Gaspar e Dr. Pedro Eggler
Primeira dose 12 anos ou mais, dose adicional ou de reforço e segundas doses CoronaVac, Pfizer e Covishield (AstraZeneca)
Unidades: ESFs Linha Santa Cruz, Pedreira, Faxinal, Progresso, Rio Pardinho, Alto Paredão, Boa Vista, Pinheiral e Linha Monte Alverne, UBS Belvedere, Unisc e Cemai
Publicidade
Dose de reforço da Janssen: disponível no Cemai
ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE A PANDEMIA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade