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Santa Cruz

Comércio aposta na antecipação das compras de Natal na Black Friday

Foto: Lula Helfer

As vendas online nesta Black Friday devem aumentar cerca de 18% na comparação com o ano passado

Pela nona vez, o comércio irá liquidar produtos na próxima sexta-feira. A Black Friday, que nos Estados Unidos é o momento de torrar mercadorias para abrir lugar aos estoques de Natal, também é vista por parte dos lojistas de Santa Cruz do Sul como oportunidade. Em alguns estabelecimentos, a campanha já começou e deve representar um incremento considerável nas vendas.

Na Loja Becker da Rua Marechal Floriano, a Black Friday começou segunda-feira. Conforme o gerente, Gilmar Henn, a intenção é promover vários itens, em diferentes linhas de eletrodomésticos. “Lavadoras, televisores, fornos elétricos e ventiladores estão com descontos muito bons. Acreditamos que o consumidor irá aproveitar esta semana para antecipar suas compras de fim de ano”, revela. Conforme o gerente, a Becker planeja ampliar as vendas em até 40% com a Black Friday neste ano.

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O mesmo otimismo é sentido na Sono e Conforto. Conforme o sócio-proprietário Régis Klafke de Oliveira, desde o primeiro dia de novembro vários colchões e estofados estão em promoção. “No nosso segmento, a venda não ocorre por impulso. O cliente que adquire um colchão tem esse desejo há mais tempo”, explica. Até a próxima sexta-feira, os descontos na loja chegam a 40%.

Na Iria Calçados, tênis e sapatos femininos estarão com descontos de até 40%, somente na sexta-feira. “Sempre participamos da liquidação, o consumidor espera por essa data e procura por produtos mais baratos”, diz o empresário Sidnei Luis Soder. Segundo ele, a liquidação, que tem origem no varejo norte-americano, já pertence ao calendário de promoções na loja santa-cruzense.

Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Vale do Rio Pardo (Sindilojas), Mauro Spode, seguir a Black Friday é um caminho inevitável ao varejo. Isso porque, no comércio eletrônico, a liquidação é febre e movimenta os consumidores em todo o Brasil. “Cada vez mais, nós temos lojas aderindo e participando das promoções. Pode ser a oportunidade de antecipar compras de Natal.”

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O empresário informa também que o próprio feirão Dívida Zero, promovido pelo Sindilojas e que gerou a regularização de dívidas de quase 300 consumidores em Santa Cruz, também irá contribuir para o movimento nas lojas.

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Consumidores atentos

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Segundo a advogada Angeline Kremer Grando, que atua na área do Direito do Consumidor, é primordial que as lojas que participam da Black Friday cumpram as promessas divulgadas ao consumidor. “Não ofereça falsas promoções. Certamente, o cliente não voltará a procurá-lo. A confiança é basilar para fidelização de um cliente”, recomenda.

Angeline afirma que, seja nos períodos de liquidações ou não, no ato da venda todas as informações devem ser prestadas ao consumidor de forma clara, acessível e completa. “Situações duvidosas são judicialmente interpretadas a favor do consumidor, que é a parte vulnerável na relação de consumo”, alerta a especialista.

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O coordenador do escritório municipal do Procon de Santa Cruz do Sul, Marcelo Estula, revela que a maior quantidade de queixas registradas no órgão, a cada nova Black Friday, está relacionada ao comércio eletrônico, no que se refere ao prazo de entrega das mercadorias.

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“Devido ao volume de vendas do período, algumas lojas não conseguem respeitar a data combinada para entregar as compras”, aponta Estula. Todo consumidor que se sentir lesado pode registrar queixa no Procon de Santa Cruz. O telefone é o 151, e o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas. O Procon funciona em uma das salas do Pavilhão Central, no Parque da Oktoberfest.

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Angeline: cumprir o que foi prometido | Foto: Divulgação

Anote aí

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– 151 é o telefone de atendimento no Procon em Santa Cruz do Sul. O órgão, que funciona em uma sala no Pavilhão Central da Oktoberfest, atende a comunidade de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.

Estula: queixas em razão da demora | Foto: Rodrigo Assmann/Banco de Imagens/GS

Recomendações

– Pesquise a reputação da loja on-line na qual deseja fazer a compra. Existem sites que avaliam, e as próprias redes sociais têm informações como queixas sobre preços e produtos.

– Compre apenas o que é necessário. Faça as contas e confira se o valor do que está adquirindo cabe dentro do seu bolso.

– Nas compras fora das lojas físicas (feitas pela internet), o cliente pode se arrepender. Se isso ocorrer, tem até sete dias para devolver a mercadoria. Esse tempo começa a contar a partir da chegada do produto na casa do comprador, que também pode desistir do item antes mesmo de ele chegar.

– Pesquise preços. Saiba quanto o produto custa antes da promoção para acompanhar as ofertas feitas durante a Black Friday.

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