O Sindicato dos Comerciários recebeu nesta segunda-feira, 7, uma nova proposta do Sindilojas sobre o funcionamento do comércio no fim de ano em Santa Cruz do Sul. No sábado, 5, a categoria dos empregados decretou estado de greve por causa da indefinição do calendário. A sugestão para solucionar o embate foi apresentada em coletiva de imprensa esta tarde.
De acordo com o diretor-executivo do Sindicato dos Lojistas, Julio Machado, a divergência entre as categorias é em relação à compensação do trabalho no domingo, dia 20. Ele explicou que os comerciários pedem que o comércio fique fechado em um feriadão. Entretanto, afirmou que isso não pode ocorrer para não prejudicar nenhum segmento.
Na atual proposta da patronal, os comerciários teriam direito de folgar no dia 26 de dezembro ou no dia 2 de janeiro e ainda ganhar mais um dia de folga até 31 de março, ou então, folgar no dia 8 de fevereiro e ganhar a bonificação de R$ 70,00.
Publicidade
O Sindicato dos Comerciários convocou uma assembleia para quarta-feira, 9, quando a sugestão do Sindilojas será discutida. O presidente da categoria, Afonso Schwengber, disse que a expectativa é de que os trabalhadores aceitem com duas condições. “Se os empresários aceitarem dar o prêmio no lugar de mais um dia de folga e deixarem que os funcionários escolham quando farão o feriadão, é bem possível que entremos em acordo”, afirmou.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA NA GAZETA DO SUL DESTA TERÇA-FEIRA
Publicidade