O Sindicato dos Comerciários promove nesta quinta-feira, 28, uma assembleia para discutir o calendário de fim de ano para o comércio santa-cruzense. A ação, que é realizada na Praça Getúlio Vargas, reúne entre 30 e 40 comerciários para definição das datas em que as lojas devem abrir na reta final de 2019.
A negociação é promovida com o Sindilojas, que representa a patronal. Segundo o Sindicato dos Comerciários, há uma sinalização positiva para que as lojas funcionem em dois domingos antes do Natal, nos dias 15 e 22 de dezembro.
LEIA MAIS: Convenção Lojista reúne 300 pessoas em Santa Cruz do Sul
Publicidade
Os sindicatos discordam, no entanto, sobre outras definições. O Sindicato dos Comerciários quer que entre no acordo coletivo o reajuste do piso salarial e a regulamentação do trabalho aos domingos e nos feriados para todos os lojistas. Já o Sindilojas deseja que a abertura nessas ocasiões seja facultativa, decidida pelos empresários quando acharem necessário.
Quanto às outras reivindicações, o representante da patronal propõe que seja decidido, agora, apenas o calendário natalino, e que os demais pontos sejam discutidos em janeiro de 2020. O Sindicato dos Comerciários, entretanto, afirma que perderia o poder de barganha caso as outras decisões fossem adiadas.
LEIA MAIS: Comércio aposta na antecipação das compras de Natal na Black Friday
Publicidade