Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Comerciários aceitam trabalhar em um domingo no fim de ano

Foto: Divulgação

Comerciários entendem que abertura em mais de um domingo é desnecessária; assembleia aconteceu nessa quarta

Cerca de 300 pessoas participaram da assembleia do Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz do Sul no fim da manhã dessa quarta-feira, 6, na sede da entidade. A categoria discutiu o calendário de fim de ano do comércio e o acordo coletivo.

Conforme o presidente do sindicato, Afonso Schwengber, em entrevista à Rádio Gazeta, o grupo quer trabalhar em apenas um domingo no mês de dezembro, o que contraria um desejo do Sindicato do Comércio Varejista do Vale do Rio Pardo (Sindilojas).

Schwengber disse que a entidade procura estar em sintonia com os interesses de seus associados. “Não concordamos com as perdas do domingo. Queremos trabalhar mais, sim, mas não abrimos mão desse dia para descanso.” De acordo com ele, Santa Cruz teve um salto de desenvolvimento sem precisar abrir nesse dia.

Publicidade

LEIA MAIS: Vereador critica fechamento do comércio no feriado

A exceção, contudo, deve ser 22 de dezembro. Na semana que antecede o Natal, os comerciários devem trabalhar até as 22 horas nos dias 18, 19, 20 e 23, além de todos os sábados até as 17 horas, mesmo horário para as vésperas do Natal e do Ano-Novo.

“Estamos em concordância com o que a demanda pede para a data. Esperamos que as empresas possam vender mais para que os comerciários ganhem mais comissão.” Por meio do calendário, Schwengber acredita que a população vai poder se organizar para realizar as compras. “Não precisamos deixar uma categoria trabalhar dia e noite para favorecer alguns que não se organizam. Todos podem comprar de segunda a sábado, com certeza.”

Publicidade

Ainda sobre o trabalho aos domingos, o presidente do sindicato acredita que a medida não favorece os pequenos empresários, os comerciários e, até mesmo, os consumidores. “No ano passado não se vendeu quase nada no domingo. Não tem razão para insistir nisso. Se até Ele descansou no sétimo dia, por que os comerciários precisam trabalhar? As pessoas devem ir passear, fazer outra coisa.” Schwengber informou que mais de 50% dos cerca de 600 associados participaram da assembleia.

LEIA MAIS:
– Sindilojas vai negociar abertura do comércio aos domingos e feriados
– Os benefícios que a Havan propõe para abrir domingos e feriados
– O que prevê a proposta de abertura do comércio no domingo

Sindilojas

Publicidade

A abertura do comércio de Santa Cruz do Sul aos domingos e feriados foi pauta da assembleia geral extraordinária de integrantes do Sindilojas no fim de outubro. O presidente da entidade, Mauro Spode, afirmou que alguns lojistas desejam horários alternativos, sendo a abertura do estabelecimento facultativa.

Apesar de Afonso Schwengber afirmar que o acordo poderia ser assinado nesta quinta-feira, 7, pelos sindicatos, na tarde dessa quarta Spode disse que ainda não conhecia detalhes da decisão. “Nós queremos abrir em dois domingos. Então não vai ter acordo.” O pronunciamento formal da entidade sobre a questão, no entanto, só deve ser divulgado nos próximos dias.

LEIA MAIS: Quais são as áreas mais valorizadas no comércio de Santa Cruz

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.