Cultura e Lazer

Comemorações terão diversidade cultural como tema central

A noite desta quarta-feira, 17, marcou o lançamento dos Festejos Farroupilhas 2022 de Santa Cruz do Sul. O ato solene foi realizado no Galpão Crioulo do Clube Subtenentes e Sargentos. Neste ano, o tema da Semana Farroupilha no município será “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras”. O objetivo é mostrar que o Rio Grande do Sul é um estado com diversidade cultural.

Jacson Franco é o coordenador dos Festejos Farroupilhas 2022 |
Foto: Lucas Martin

Em 2020 e 2021, devido à pandemia, não foram realizados eventos alusivos à Semana Farroupilha. Por isso, o coordenador dos Festejos Farroupilhas 2022, Jacson Franco, comemora a retomada. “Estamos com uma perspectiva muito boa de público, o pessoal todo está se preparando, estamos vendo a movimentação nas lojas que fornecem trajes.”

LEIA TAMBÉM: Acendimento da Chama Crioula abre festejos farroupilhas no RS

Publicidade

De acordo com Franco, a programação começa dia 13 de setembro no Parque de Eventos, às 8h30, com a chegada da Chama Crioula que vem de Canguçu. “Nesse dia já começam as rondas nos CTGs e segue até o dia 19. No dia 20, o desfile ocorre de manhã e, à tarde, acontece a mateada com bandas locais e apresentações artísticas dos CTGs”, detalha.

Há três meses, a organização planeja os Festejos. Na noite desta quarta, no lançamento, estiveram presentes representantes das etnias germânica, italiana, árabe, afro. O tema de 2022 foi escolhido porque representa bem a população do Estado. “Todos somos gaúchos, não importa se tu é preto ou branco. No dia 20 de setembro vai ser um momento de integrar o município, mesmo que tu não tenha uma bombacha, não tenha vestido, somos gaúchos, e a mateada vai servir para fortalecer esse vínculo do município com nossa tradição”, complementa o coordenador.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.