Durante o mês de agosto, uma programação vai marcar os 30 anos do Verde é Vida, iniciativa permanente de ação socioambiental e educação rural mantido pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), em parceria com escolas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A criação do projeto ocorreu a partir de trabalhos realizados pela Afubra desde a fundação da entidade, em 1955, quando já se orientava os fumicultores sobre a diversificação de culturas. Em 1981, a atividade de incentivo à diversificação e à preservação ambiental teve um reforço com
a assinatura do primeiro convênio com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF) para reflorestamento das propriedades rurais.
Em 1986, a Afubra iniciou campanhas de educação ambiental, com distribuição de mudas nativas. Com o incremento destas ações, nasceu o Projeto Verde é Vida em 8 de agosto de 1991. Ele veio para dar continuidade à distribuição de mudas de árvores nativas e reforçar as palestras sobre aspectos ambientais para alunos, professores e comunidades em geral. No mesmo ano, o mascote Afubrinha chegou para auxiliar neste trabalho.
LEIA MAIS: Verde é Vida apresenta a nova proposta de trabalho
Publicidade
Segundo a entidade, o Verde é Vida está em constante transformação e inovação. “Apesar
de manter as bases de trabalho rotineiras – distribuição de mudas, palestras, Bolsa de Sementes e pesquisas científicas –, procura trazer assuntos e temas pertinentes às necessidades das comunidades rurais. Por isso, para o quadriênio 2021/2024, o tema central será o Desenvolvimento Sustentável.”
As comemorações dos 30 anos do Verde é Vida começam neste domingo, 1º, com uma live
transmitida pelo YouTube da Afubra, a partir das 10 horas. Já na segunda-feira, 2, inicia a segunda edição da “Campanha MuDáAlimento – quem doa com amor, planta a esperança”. Cada quilo de alimento não-perecível doado pode ser trocado por uma muda de árvore nativa. “A campanha se estenderá durante todo o mês, ou enquanto tivermos mudas para doação. Os alimentos arrecadados serão entregues para entidades assistenciais dos municípios assistidos pela matriz e filiais da Afubra”, explica o vice-presidente da entidade, Marco Antonio Dornelles.
A programação engloba, ainda, a realização da Gincana Cooperativa Sul Brasileira Verde é Vida, que ocorrerá de maneira on-line. “Serão cerca de 700 pessoas participando, entre alunos e professores das escolas parceiras. Vai ser uma forma muito legal de integração. Por meio do WhatsApp, os inscritos estão distribuídos em sete grupos diferentes. E esses grupos já estão
movimentados, com trocas de mensagens. As tarefas já iniciam na primeira semana de agosto e a gincana tem previsão de término no dia 27”, informa o professor José Leon Macedo Fernandes, coordenador pedagógico do Verde é Vida.
Publicidade
LEIA MAIS: Afubra reedita campanha “MuDáAlimento” a partir de agosto
Também está prevista a realização da etapa escolar da Mostra Científica. “Dentro da possibilidade de cada escola, incentivamos os alunos e professores a realizarem a atividade. Já a etapa regional, faremos de forma on-line, em setembro”, diz José Leon. Para agosto, ainda integrando as comemorações dos 30 anos, está marcado, para o dia 18, o Encontro Sul-Brasileiro de Grupos
Ambientais/On-line. E para finalizar, no dia 31 de agosto, ocorre o webinar de encerramento, com o tema Educação Socioambiental Rural, ao vivo, pelo YouTube da Afubra.
“Nossa equipe do Verde é Vida, tanto da matriz como das filiais, está de parabéns por organizar esta programação. Talvez seja um pouco diferente do que faríamos presencialmente, mas não poderíamos deixar passar em branco uma data tão importante para a Afubra e para nossos parceiros no Verde é Vida”, diz Marco Antonio Dornelles.
Publicidade
LEIA MAIS: Projeto Verde é Vida, da Afubra, é premiado pela Federasul
This website uses cookies.