Uma comemoração em alusão à Semana Farroupilha terminou com duas pessoas feridas, um veículo oficial danificado e um registro policial na manhã de domingo em Rio Pardo. Conforme relatos de participantes do evento, por volta das 10h30 um veículo da Inspetoria Veterinária da Cidade Histórica invadiu uma cancha de laço situada na localidade de Passo D’Areia e, no ato, teria atropelado dois cavaleiros, um adolescente e outro idoso.
Nesse momento havia cerca de 50 pessoas montadas em cavalos, aguardando a soltura de um bezerro de um brete, atividade tradicional de um rodeio. Quando os dois cavaleiros já estavam no chão, o pai do adolescente atingido partiu para cima do carro oficial, e aos pontapés, ordenou que eles se retirassem do local. Outros cavaleiros tiveram atitude semelhante e igualmente partiram para cima do veículo, que rapidamente deixou o local.
Os feridos chamaram a Brigada Militar e registraram um boletim de ocorrência, reclamando da truculência com que foram abordados em uma propriedade particular em um evento que, segundo eles, tinha todas as licenças e documentação em dia.
Publicidade
Versões distintas
Ontem à tarde, a Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária (Seap) se manifestou por meio de nota afirmando que “houve autorização para a realização de uma cavalgada no município, porém, ocorreu um rodeio, que não foi registrado, nem autorizado” e que “servidores da Seap estiveram presentes no local em ação de rotina, sofrendo hostilidades por parte dos participantes”. O documento afirma ainda que “em consideração ao descumprimento da legislação sanitária, serão aplicadas as sanções legais previstas na Lei de Defesa Sanitária Animal” e que “demais providências quanto às agressões vão ser encaminhadas às autoridades competentes”.
À Brigada Militar, os organizadores do evento mostraram as licenças para uma cavalgada e também os documentos dos animais que estavam no local, inclusive as Guias de Trânsito Animal (GTAs), que atestam o bom estado sanitário dos equinos e a ausência de mormo em seus sistemas imunológicos.
Publicidade