Agronegócio

Começam os preparativos para a próxima Expoagro; confira detalhes

Os preparativos são intensos para a próxima Expoagro Afubra. O evento ocorrerá nos dias 19, 20, 21 e 22 de março, em Rincão Del Rey, interior de Rio Pardo. Neste momento inicia-se o envio de convites para autoridades, montagem da estrutura do parque e fechamento de contratos com os expositores.
Segundo o coordenador-geral da feira, Marco Antonio Dornelles, o lançamento oficial da 22º edição será às 10 horas do dia 1º de março, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), dentro da área do Parque da Expoagro Afubra, à margem da BR-471.

Nesse dia, uma palestra com o presidente da empresa Syngenta, voltada ao setor agropecuário, também está prevista. “Faremos visitas para entrega dos convites nos próximos dias. A preparação das lavouras demonstrativas e estruturas também começa a tomar forma.”

LEIA TAMBÉM: Clima prejudica safra de uva no Vale do Rio Pardo

Publicidade

A abertura da feira será no dia 19, com recepção dos convidados às 9 horas. O governador Eduardo Leite receberá convite. “Este será nosso terceiro ano com quatro dias de feira e isso exigiu melhorias no estacionamento, nas entradas e saídas do parque e outros locais”, disse Dornelles.

O total de expositores deve ser de 535, entre empresas, instituições e entidades. “Estamos praticamente com as inscrições fechadas, e já há fila de espera de empresas querendo participar”, ressalta. Empresários de países como China, Afeganistão, Guiné e Índia devem vir para conhecer a feira. 

Outro setor de grande procura é o Pavilhão da Agricultura Familiar. Serão 216 agroindústrias no local. “A expectativa é de manter o número de público do ano passado, mas irá depender das condições climáticas.” A edição passada teve 186 mil visitantes. Já sobre o fechamento de negócios, a expectativa é boa. “A feira virou uma vitrine para o agricultor fazer alguma compra”, diz. Em 2023, a Expoagro movimentou R$ 347,3 milhões.

Publicidade

Marco Dornelles: estrutura da feira passou por melhorias

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: e o granizo fez mais estragos na região

Energia renovável

Serão diversos os espaços com temas voltados à agricultura familiar. Já consolidado na feira, o Espaço de Inovação do Agro vai trazer assuntos pertinentes ao setor, com atividades desenvolvidas nas propriedades rurais e escolas. Painéis e startups terão espaço no evento.

Conforme o coordenador-geral da Expoagro, Marco Antonio Dornelles, a grande novidade deste ano será uma arena de robótica a ser montada pela Secretaria de Educação de Santa Cruz do Sul. Além disso, será realizado o 1o Workshop de Energias Renováveis, que vai destacar diversas fontes de energias limpas.  O público também poderá conferir o 8º Fórum de Diversificação da Produção Rural e o 2º Fórum Florestal Regional do Vale do Rio Pardo, Seminário de Conservação do Solo e da Água e Seminário de Turismo Rural, além de outras atividades.

Publicidade

A ampliação de estrutura também será visível no parque, como no setor de exposição de cavalos. As hortaliças ganham destaque com a apresentação de estufas com automação e suas tecnologias.  
Já para os associados da Afubra, haverá dois espaços para recepção: o que já existia no pórtico de entrada, onde ocorre um bate-papo com a equipe; e agora um voltado para tirar dúvidas dos associados, sobre assuntos como o Sistema Mutualista. O estande ficará nas proximidades dos açudes e do Pavilhão dos Animais.

LEIA TAMBÉM: Setor do tabaco vive dias de expectativa pela COP-10

Estrutura

  • Serão dois restaurantes com buffet, um restaurante com a la minuta e quatro lancherias.
O estacionamento terá capacidade para 15 mil veículos.
  • Atrações: exposição de máquinas e equipamentos, lavouras demonstrativas, dinâmica de máquinas, dia do arroz, piscicultura, animais (caprinos, ovinos, equinos, gado de corte e de leite), seminários, palestras técnicas, agroindústrias familiares, espaços de inovação, estande de fumageiras e outros.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.