Os preparativos são intensos para a próxima Expoagro Afubra. O evento ocorrerá nos dias 19, 20, 21 e 22 de março, em Rincão Del Rey, interior de Rio Pardo. Neste momento inicia-se o envio de convites para autoridades, montagem da estrutura do parque e fechamento de contratos com os expositores.
Segundo o coordenador-geral da feira, Marco Antonio Dornelles, o lançamento oficial da 22º edição será às 10 horas do dia 1º de março, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), dentro da área do Parque da Expoagro Afubra, à margem da BR-471.
Nesse dia, uma palestra com o presidente da empresa Syngenta, voltada ao setor agropecuário, também está prevista. “Faremos visitas para entrega dos convites nos próximos dias. A preparação das lavouras demonstrativas e estruturas também começa a tomar forma.”
LEIA TAMBÉM: Clima prejudica safra de uva no Vale do Rio Pardo
Publicidade
A abertura da feira será no dia 19, com recepção dos convidados às 9 horas. O governador Eduardo Leite receberá convite. “Este será nosso terceiro ano com quatro dias de feira e isso exigiu melhorias no estacionamento, nas entradas e saídas do parque e outros locais”, disse Dornelles.
O total de expositores deve ser de 535, entre empresas, instituições e entidades. “Estamos praticamente com as inscrições fechadas, e já há fila de espera de empresas querendo participar”, ressalta. Empresários de países como China, Afeganistão, Guiné e Índia devem vir para conhecer a feira.
Outro setor de grande procura é o Pavilhão da Agricultura Familiar. Serão 216 agroindústrias no local. “A expectativa é de manter o número de público do ano passado, mas irá depender das condições climáticas.” A edição passada teve 186 mil visitantes. Já sobre o fechamento de negócios, a expectativa é boa. “A feira virou uma vitrine para o agricultor fazer alguma compra”, diz. Em 2023, a Expoagro movimentou R$ 347,3 milhões.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: e o granizo fez mais estragos na região
Energia renovável
Serão diversos os espaços com temas voltados à agricultura familiar. Já consolidado na feira, o Espaço de Inovação do Agro vai trazer assuntos pertinentes ao setor, com atividades desenvolvidas nas propriedades rurais e escolas. Painéis e startups terão espaço no evento.
Conforme o coordenador-geral da Expoagro, Marco Antonio Dornelles, a grande novidade deste ano será uma arena de robótica a ser montada pela Secretaria de Educação de Santa Cruz do Sul. Além disso, será realizado o 1o Workshop de Energias Renováveis, que vai destacar diversas fontes de energias limpas. O público também poderá conferir o 8º Fórum de Diversificação da Produção Rural e o 2º Fórum Florestal Regional do Vale do Rio Pardo, Seminário de Conservação do Solo e da Água e Seminário de Turismo Rural, além de outras atividades.
Publicidade
A ampliação de estrutura também será visível no parque, como no setor de exposição de cavalos. As hortaliças ganham destaque com a apresentação de estufas com automação e suas tecnologias.
Já para os associados da Afubra, haverá dois espaços para recepção: o que já existia no pórtico de entrada, onde ocorre um bate-papo com a equipe; e agora um voltado para tirar dúvidas dos associados, sobre assuntos como o Sistema Mutualista. O estande ficará nas proximidades dos açudes e do Pavilhão dos Animais.
LEIA TAMBÉM: Setor do tabaco vive dias de expectativa pela COP-10
Estrutura
- Serão dois restaurantes com buffet, um restaurante com a la minuta e quatro lancherias. O estacionamento terá capacidade para 15 mil veículos.
- Atrações: exposição de máquinas e equipamentos, lavouras demonstrativas, dinâmica de máquinas, dia do arroz, piscicultura, animais (caprinos, ovinos, equinos, gado de corte e de leite), seminários, palestras técnicas, agroindústrias familiares, espaços de inovação, estande de fumageiras e outros.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙