Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Gripe

Começa vacinação para profissionais de saúde nesta segunda

A campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira para trabalhadores da Saúde no Rio Grande do Sul. A estimativa é de que cerca de 5,8 mil façam parte desse grupo em Santa Cruz do Sul e 9,6 mil na região de abrangência da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). 

Coordenadora do Programa Municipal de Imunização, a enfermeira Raquel Emmel Lopes enfatiza que é importante imunizar primeiro esses profissionais para, só depois, aplicar as doses nas demais pessoas. “Os profissionais da saúde precisam estar vacinados para conseguir atender a população.” 

Para quem já trabalha no Hospital Santa Cruz e em unidades básicas, conforme Raquel, a vacina contra a gripe vai ser disponibilizada nos próprios locais de serviço. Ainda segundo ela, o público-alvo também poderá se imunizar no Centro Materno Infantil (Cemai) e no Centro Integrado de Saúde (CIS) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde espera começar a  dos deimunização dos demais integrantes do público-alvo a partir do próximo dia 17. No total, 46,3 mil pessoas compõem o grupo prioritário em Santa Cruz e 116,1 mil na região. 

Raquel salienta que, neste ano, a campanha contra a gripe traz duas novidades: uma é que professores das redes privada e pública foram incluídos no público-alvo. A outra é que a meta a ser alcançada passou de 80% para 90% (exceto para doentes crônicos). 

O Ministério da Saúde marcou para 13 de maio (um sábado) o Dia D, uma mobilização nacional na qual os postos de saúde estarão abertos das 8 às 17 horas. O objetivo é atender a população que não consegue procurar pelo serviço de imunização durante a semana.

Publicidade

TIRE SUAS DÚVIDAS

Quem faz parte do grupo prioritário?

De acordo com o Ministério da Saúde, professores (rede pública e privada), doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade e funcionários de presídios, idosos (60 anos ou mais), gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), crianças de seis meses até menores de 5 anos, indígenas e profissionais da saúde. A enfermeira Raquel salienta que doentes crônicos precisam levar prescrição médica, indicando o motivo da indicação, e professores devem ter em mãos documento que comprove a profissão. 

Publicidade

A vacina já está disponível? 

Na rede privada, sim. Em Santa Cruz, o preço varia de R$ 100,00 a R$ 110,00 (sem considerar descontos de convênios). Na pública, a partir de segunda-feira, estará disponível a quem trabalha na Saúde. A expectativa é começar a vacinar o restante do grupo prioritário no próximo dia 17, quando os profissionais já estarão imunizados. 

Onde receber as doses?

Publicidade

Em postos de saúde, Estratégias de Saúde da Família (ESFs), Centro Municipal de Atendimento à Sorologia (Cemas), Posto Central e Ambulatório do Idoso, das 7h45 às 11h30 e das 13 horas às 16h30; no Cemai, das 7h30 às 18h30; no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e da Alimentação (o horário de atendimento é das 7h30 às 12 horas e das 13 às 18 horas); e no CIS Unisc, onde serão distribuídas 50 senhas para cada turno (exceto segundas de manhã). Os horários de distribuição serão 8h30, 13h30 e 18 horas. É necessário aguardar o atendimento no local. 

Quais os tipos de gripe a vacina previne?

De acordo com a 13ª CRS, a imunização disponibilizada pelo Ministério da Saúde é trivalente. Neste ano, ela previne as Influenzas A, tipos H1N1 (linhagem Michigan Pandêmica 2009) e H3N2 (linhagem Hong Kong Pandêmica 2014), e a Influenza B (Brisbane, linhagem Victória 2008). A enfermeira responsável pelo setor de Imunizações da 13ª CRS, Marlene Webber Andriolo, explica que, na rede particular, é oferecida a vacina quadrivalente, que inclui Influenza B, linhagem Yamagata. 

Publicidade

Todas as doses estarão disponíveis já no início da campanha?

Não. O governo do Estado informou que o Ministério da Saúde enviará 4.028.900 doses ao Rio Grande do Sul, em sete lotes. A previsão é de que o último seja encaminhado até o dia 9 de maio e que a campanha se encerre em 26 de maio.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.