O distanciamento social pode até ter tirado as pessoas das ruas, mas com certeza não tirou a beleza delas. Quando tudo voltar ao normal e o fantasma da Covid-19 desaparecer de vez, canteiros, praças, parques, trevos e os principais acessos de Santa Cruz do Sul estarão à espera da população com um espetáculo de cores e aromas. Uma equipe da Secretaria Municipal de Transportes, Serviços e Mobilidade Urbana deu início nesta semana ao plantio de flores na principal entrada da cidade, o Acesso Grasel.
De agora até outubro, a atividade acontece quase que de maneira ininterrupta, até que 42 pontos da cidade estejam repletos de espécies como begônias, bocas-de-leão, petúnias, amores-perfeitos, cravínias, chitinhas e alegrias de jardim. Nesta primeira etapa, 4 mil mudas de begônia, espécie que resiste bem ao frio, e de mini bocade-leão, flor da estação, vão ornamentar o trevo Fritz e Frida e parte do acesso Grasel. As mudas foram adquiridas através de licitação. No começo de junho, elas devem florescer, transformando a paisagem.
LEIA TAMBÉM: ‘Velho casarão, já quase tapera’: conheça a história que inspirou Teixeirinha
Publicidade
Semana que vem mais flores serão plantadas no restante do Grasel, que, sozinho, vai consumir 15 mil mudas. Na sequência dos trabalhos serão plantadas as mudas produzidas no Horto Municipal. No momento elas estão germinando; porém, daqui a cerca de 20 dias estarão prontas para o transplante.
Dentre os locais a serem embelezados estão as superparadas, acesso ao aeroporto, trevo da Rua Oscar Jost, Monumento ao Imigrante, Parque da Cruz, Parque da Oktoberfest, Praça Getúlio Vargas, Praça da Bandeira, Praça Siegfried Heuser, Distrito Industrial, ciclovia do Arroio Grande e outros. A Rua Marechal Floriano será o último ponto a receber as flores, por ser uma área muito úmida e sombreada, o que dificulta o desenvolvimento das espécies.
Concomitante ao plantio, que ocorre de forma escalonada nos diversos pontos, é feita também a manutenção, que precisa ser permanente, em virtude da ação do tempo, do aparecimento de inço e do ataque das pragas.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Linha Sapé começa a receber asfaltamento
This website uses cookies.