Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

EVENTOS ESPORTIVOS

Começa neste domingo mais uma edição do Estação Verão

Foto: Alencar da Rosa/Banco de Imagens

Evento deste domingo será de duathlon, como o realizado em novembro de 2021, também no Lago Dourado

O Estação Verão 2022 vai começar neste domingo, 27, com a prova de duathlon, no Lago Dourado. Serão 5,9 quilômetros de corrida (uma volta no lago), transição para 17,7 quilômetros de ciclismo (três voltas no lago) e 2 quilômetros de corrida (vai até o quilômetro 1 e volta). As inscrições foram feitas pela internet e estão encerradas. Não será possível se inscrever no domingo, antes da prova. Até a tarde de sexta-feira, 109 atletas estavam confirmados.

A concentração inicia-se às 7h15, com largada às 8 horas. Os participantes devem levar um litro de leite longa vida e um quilo de alimento não perecível, que serão doados à Asan e à Aapot. É ação obrigatória para a retirada do número do peito e chip eletrônico de cronometragem. Todos devem apresentar a carteira de vacinação com o cronograma em dia e permanecer de máscara na área do QG.

LEIA MAIS: Estação Verão divulga novo calendário de competições

Publicidade

A utilização de capacete é obrigatória para a prova de ciclismo. Haverá suporte da Faccin.com durante a prova. Os atletas terão direito a água mineral para hidratação e biscoitos da Germani Alimentos. A estrutura conta com banheiros, estacionamento, bicicletário e sonorização. Por causa da prova, os usuários do Lago Dourado, que não estiverem inscritos no evento, não terão acesso das 6h30 às 11h30.

A premiação será com troféus para o individual geral masculino e feminino. Haverá medalhas para os três primeiros no individual por categorias e nas duplas, nas categorias masculina, feminina e mista. Todos que completarem a prova recebem medalhas de participação. O regulamento e informações adicionais podem ser encontrados neste link.

LEIA MAIS: FOTOS E VÍDEO: saiba quem são os vencedores do Duathlon Lago Dourado

Publicidade

Forasteiros trazem sua experiência para o Lago Dourado

A primeira etapa do Estação Verão 2022 vai contar com participantes de fora de Santa Cruz do Sul. Paulo Roberto da Silva, de 43 anos, é de Cruz Alta. Formado em Educação Física, é atleta amador desde 1995 e competidor de duathlon desde 2013. Ele preparou um treino específico de oito semanas. Paulo participou do evento no ano passado, tem referências sobre as condições e define a prova como rápida e segura.

No momento, Paulo ajusta o ritmo, considerado forte por ele. Também prioriza o condicionamento e a recuperação. “Fico feliz pela situação sanitária mais favorável no Estado, o que possibilita a realização da prova. É um momento de fazer aquilo pelo qual sou apaixonado: disputar provas de duathlon e compartilhar experiências com outros esportistas.”

Paulo Roberto da Silva, 43 anos, é de Cruz Alta e virá pela quarta vez para competir

Fora isso, Paulo também aproveita para passear com a esposa. “Santa Cruz do Sul é uma bela cidade. Iremos pela quarta vez, sempre para as provas de duathlon”, explica. Para ele, a preparação é mais importante do que o resultado. “O dia da prova é para aproveitar. O desempenho depende de vários fatores. A organização e a cronometragem são referências no Estado. O que estimula é que a prova faz parte do calendário estadual.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Vereador propõe batizar a pista do Lago Dourado em homenagem a Jorge Peçanha

Ivo Adonati de Souza, de 56 anos, é de Teutônia. Ele afirma que está pronto quando o assunto é pedalar. Ele compete pela Associação de Ciclismo do Vale dos Sinos (Acivas); porém, se diz um pouco enferrujado na corrida. “Sempre gostei do duathlon, mas nos últimos tempos não estava correndo. Vou dar uns trotezinhos nos próximos dias para chegar bem preparado.”

Ivo é campeão gaúcho oito vezes e já foi medalha de bronze no Brasileiro de duathlon. Ele já conseguiu classificação para um Mundial, na Austrália. É mais conhecido pelo apelido: Birigui. A alcunha surgiu quando foi parar no município paulista por engano a caminho da São Silvestre. São três décadas representando Teutônia em diversas modalidades. Tanto que foi homenageado pela Câmara de Vereadores em 2014. A melhor marca até hoje foi na Maratona de Porto Alegre, com os 42 quilômetros completados em 2h36min.

Publicidade

Ivo Adonati de Souza, de 56 anos, é de Teutônia e coleciona vários títulos

Estação Verão é uma realização da Fundação Gazeta, com apoio de Germani Alimentos e Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e patrocínio de Radson e do Município de Santa Cruz do Sul. A promoção é da Rádio Gazeta FM 101,7.

LEIA TAMBÉM: Atleta santa-cruzense conquista 1º lugar em etapa do estadual de triathlon

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.