Categories: Polícia

Começa formação de novos policiais militares no ‘2 de Ouro’

Conhecido pela excelência na formação de novos policiais militares, o chamado “2 de Ouro”, como é conhecido o histórico 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM) de Rio Pardo, dá início nesta segunda-feira, 15, a mais um Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM). Ao todo, 120 alunos chegam de forma escalonada, ao longo do dia, para se apresentar ao comandante do Polo de Ensino do Vale do Rio Pardo, capitão Daniel Pinto Mello, para fazer o cadastramento e receber as orientações iniciais para a primeira semana.

Na sequência do primeiro dia, serão liberados para que possam organizar suas rotinas, encontrar acomodação e residência em Rio Pardo ou na região, para ficar durante o período de seis meses do curso.


De acordo com o capitão Mello, as aulas propriamente ditas ainda não têm previsão de início em razão do regime de bandeiras e demais medidas sanitárias dos decretos estadual e municipal. “O curso de formação de soldado é de nível superior, dividido em três ciclos. Ao final, o PM se forma tecnólogo em aplicação do policiamento, apto ao pleno exercício da função pública de policial militar. Temos a previsão de que 36 professores atuem, todos graduados em nível superior, a maioria com pós-graduação em diversas aéreas de interesse da segurança pública, e que estarão distribuídos para ministrarem instruções em seis turmas, na qual estarão divididos os 120 alunos”, salientou.

Publicidade

LEIA MAIS: Brigada Militar forma cem novos policiais em Rio Pardo

Prestígio

Conhecido em todo o Estado pelo alto nível de exigência, o CBFPM do polo de ensino de Rio Pardo vem atingindo grandes marcas ao longo dos últimos anos. Na última edição, colocou sete soldados em formação entre os dez melhores do Estado, entre 861 candidatos.

Na oportunidade, o soldado Bruno Alfama Lopes obteve o melhor desempenho entre todos os alunos dos cursos no Estado, com nota final 9,885. Já a soldado Paula Naiana da Silva obteve o primeiro lugar feminino no Estado. Ambos passaram pelo curso no 2 de Ouro.

Publicidade

“Nossa meta agora é manter o alto nível de exigência na formação policial militar, já reconhecida no nível estadual, oferecendo à sociedade um profissional altamente capaz para o enfrentamento da violência, a mediação de conflitos e a promoção da paz social, sobretudo em tempos tão difíceis como os atuais. Para tanto, contamos com o corpo docente de alto nível já referido, bem como com incrementos de infraestrutura e obras que estão em andamento e vão oferecer plenas condições e ferramentas diferenciadas para a formação”, salientou o comandante, capitão Daniel Pinto Mello.

LEIA TAMBÉM: Em formação em Rio Pardo, futuros policiais militares doam sangue

Preparação

Durante a última semana, 840 candidatos de todas as regiões do Rio Grande do Sul e também de outros estados passaram pela última etapa do concurso, no complexo do Departamento de Ensino da Brigada Militar, em Porto Alegre, e estão aptos a iniciar o curso que os habilitará a exercer a função de soldado. Para realização da ação, em virtude da pandemia, foi necessária a utilização de grandes espaços e controle rígido de acesso, dentre outras medidas.

Publicidade

Na ocasião, os candidatos entregaram a documentação da sindicância da vida pregressa, foram incluídos no sistemas da instituição, entregaram o resultado do exame toxicológico, escolheram os locais onde realizarão seu curso de formação, foram medidos para verificação de tamanho de fardamentos e coletes balísticos, e passaram por um teste rápido de anticorpos (que detecta se o indivíduo teve contato com o coronavírus). Além de Rio Pardo, o curso também será ministrado em Porto Alegre, Montenegro, Santa Maria, Osório e Santa Rosa.

Na Capital, candidatos verificaram medidas de fardamento

LEIA TAMBÉM: ENTREVISTA: “2021 será o ano da segurança”, diz secretário-adjunto

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.