O consórcio Ebrax-Iccila começou nesta semana a obra de alargamento da pista que liga a RSC-287 ao Acesso Grasel, em Santa Cruz do Sul. Hoje de mão única, a via terá mão dupla, mudança prevista no projeto que contempla a construção do viaduto no local. As equipes trabalham praticamente atrás dos bonecos Fritz e Frida.
Para virar mão dupla, a pista será alargada e a camada asfáltica passará a ter 20 centímetros de espessura. Os bonecos não serão realocados, mas por precaução escoras foram colocadas sob a Frida.
Segundo o engenheiro do consórcio, Fábio Medeiros, o primeiro passo da obra atrás dos bonecos é a escavação. O solo antigo está sendo substituído por terra de melhor qualidade, que receberá a base do pavimento a partir da próxima semana.
Não está sendo necessário desviar o trânsito de veículos, mas os motoristas devem ter cuidado em razão da presença de operários e máquinas. Eventualmente podem ocorrer breves interrupções do fluxo, principalmente durante a chegada de materiais.
Publicidade
Escoras na Frida
Chamou a atenção a colocação, ao fim da tarde de ontem, de estacas de madeira sob o boneco da Frida. Também podem ser observadas fissuras na cabeça e costas da esposa do Fritz. Apesar disso, o engenheiro Fábio Medeiros acredita que os símbolos santa-cruzenses não correm risco. “As máquinas causam trepidação e fizemos a escora por precaução. O trabalho não irá afetar a estrutura dos bonecos.”
Como vai ficar
Publicidade
A pista que liga a RSC-287 ao Acesso Grasel está sendo alargada e será de mão dupla. Com isso, continuará servindo de acesso a Santa Cruz para quem chega pela rodovia, mas também fará a ligação – nos dois sentidos – entre o Grasel e Linha Santa Cruz, passando por baixo do viaduto. A foto ao lado mostra o andamento dessa obra ontem e a foto maior, abaixo, retrata como era a via antes do início da intervenção.
Equipes seguem retirando pedras no trecho em Pinheiral
Em Linha Pinheiral, onde está prevista a duplicação da RSC-287, o procedimento atual é a extração de pedras que estão no espaço destinado à nova pista. Um martelete hidráulico rompe as rochas, o que dispensa o uso de explosivos. A operação ocorre na altura do quilômetro 98, entre o Comando Rodoviário da Brigada Militar e o Rancho América.
Publicidade
As pedras removidas são reaproveitadas. Elas serão utilizadas na base da pavimentação. Ao mesmo tempo, a terraplenagem continua em outros trechos. Por enquanto, não haverá necessidade de novos bloqueios no trânsito. n