A segunda rodada de reuniões para a definição do preço do tabaco para a safra 2021/2022 começa nesta quarta-feira, 26. Os encontros serão na sede da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), em Santa Cruz do Sul, adotando todas as medidas sanitárias devido à pandemia. Pela manhã, às 9 horas, reúne-se a comissão representativa dos produtores, formada pela Afubra e pelas Federações da Agricultura (Farsul, Faesc e Faep) e dos Trabalhadores Rurais (Fetag, Fetaesc e Fetaep) do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
LEIA MAIS: Entidades e empresas não fecham acordo sobre preço do tabaco
À tarde, haverá as reuniões da comissão com os representantes das empresas JTI (13h30), BAT (14h30), China Brasil (15h30) e Universal Leaf (16h30). Os encontros seguem nesta quinta, 27, com a Alliance One (8 horas), CTA (9 horas), Premium (10 horas) e UTC (11 horas). À tarde, às 14 horas, tem a reunião dos membros do Fórum Nacional da Integração (Foniagro), composto pelas entidades representativas dos produtores integrados e empresas integradoras, com mesmo número de representantes de cada lado. Na pauta está o debate sobre assuntos relacionados à cadeia produtiva do tabaco.
Publicidade
A primeira rodada de reuniões entre a comissão representativa dos produtores e as indústrias ocorreu nos dias 20 e 21 de dezembro. Apesar do levantamento do custo de produção ter sido apurado de forma conjunta entre as entidades e cada fumageira, a negociação não teve acordo. Apenas uma empresa apresentou proposta de reajuste acima do índice apurado durante a pesquisa junto aos agricultores. Uma não apresentou proposta e as demais não atingiram nem o percentual do custo de produção.
LEIA TAMBÉM: Estimativa inicial para a safra de tabaco é de 569 mil toneladas
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade