Regional

Começa a instalação de estrutura que vai unir Lagoão e Gramado Xavier

Faltam poucos dias para os moradores de Lagoão terem minimizadas as dificuldades para chegar a locais como Santa Cruz do Sul e Porto Alegre. Sem acesso asfáltico, tanto a passeio como para escoar a produção, a alternativa é percorrer entre 27 e 30 quilômetros por Sobradinho ou Soledade até chegar às rodovias. Os prefeitos Cirano de Camargo e Marcelo Laufer assinaram, em setembro do ano passado, termo de cooperação mútua em que os municípios de Lagoão e Gramado Xavier dividem os custos da estrutura e Lagoão assume a responsabilidade de fazer a obra, desde a licitação até a conclusão, com acompanhamento de um grupo de trabalho de ambas as administrações. 

Em janeiro deste ano, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu a licença ambiental. Foi, então, licitada a parte inicial, que é a construção dos suportes nas duas margens do Rio Pardo. O trabalho está sendo feito pela Artebase Construtora, de Palmeira das Missões. Serão investidos R$ 289.602,54. De acordo com o chefe de gabinete da Prefeitura de Lagoão, Dilamar Garcia, o material da ponte já está no município. Trata-se de uma estrutura de ferro que permitia a passagem sobre o Arroio Taipa, na ERS-332, entre Soledade e Arvorezinha. 

LEIA TAMBÉM: Instalação de ponte vai facilitar acesso à RSC-153 para Lagoão e Gramado Xavier

Publicidade

Serão 27 metros de comprimento, com largura de 5,51 metros e capacidade de passagem de 24 toneladas, permitindo um veículo por vez. Unirá as localidades de Arroio do Sapo e Costa do Rio Pardo. 
“Na parte de Gramado Xavier, a Prefeitura já fez uma boa recuperação da estrada; na de Lagoão, dos 11 quilômetros, cinco já receberam atendimento e o restante está em boas condições, mas ainda devemos melhorar”, adianta Garcia. 

A expectativa é de que tudo esteja concluído em até 180 dias. Esse é o período para a construção nas duas margens, de acordo com o processo licitatório. A montagem da ponte demanda outra contratação, mas costuma ser rápida, acredita o chefe de gabinete. Faltarão então as cabeceiras, que liberam a passagem.

LEIA TAMBÉM: Ponte ligará municípios serranos com a RSC-153

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.