Faltam poucos dias para os moradores de Lagoão terem minimizadas as dificuldades para chegar a locais como Santa Cruz do Sul e Porto Alegre. Sem acesso asfáltico, tanto a passeio como para escoar a produção, a alternativa é percorrer entre 27 e 30 quilômetros por Sobradinho ou Soledade até chegar às rodovias. Os prefeitos Cirano de Camargo e Marcelo Laufer assinaram, em setembro do ano passado, termo de cooperação mútua em que os municípios de Lagoão e Gramado Xavier dividem os custos da estrutura e Lagoão assume a responsabilidade de fazer a obra, desde a licitação até a conclusão, com acompanhamento de um grupo de trabalho de ambas as administrações.
Em janeiro deste ano, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu a licença ambiental. Foi, então, licitada a parte inicial, que é a construção dos suportes nas duas margens do Rio Pardo. O trabalho está sendo feito pela Artebase Construtora, de Palmeira das Missões. Serão investidos R$ 289.602,54. De acordo com o chefe de gabinete da Prefeitura de Lagoão, Dilamar Garcia, o material da ponte já está no município. Trata-se de uma estrutura de ferro que permitia a passagem sobre o Arroio Taipa, na ERS-332, entre Soledade e Arvorezinha.
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Serão 27 metros de comprimento, com largura de 5,51 metros e capacidade de passagem de 24 toneladas, permitindo um veículo por vez. Unirá as localidades de Arroio do Sapo e Costa do Rio Pardo.
“Na parte de Gramado Xavier, a Prefeitura já fez uma boa recuperação da estrada; na de Lagoão, dos 11 quilômetros, cinco já receberam atendimento e o restante está em boas condições, mas ainda devemos melhorar”, adianta Garcia.
A expectativa é de que tudo esteja concluído em até 180 dias. Esse é o período para a construção nas duas margens, de acordo com o processo licitatório. A montagem da ponte demanda outra contratação, mas costuma ser rápida, acredita o chefe de gabinete. Faltarão então as cabeceiras, que liberam a passagem.
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