Um aplicativo de aprendizagem colaborativa desenvolvido em Santa Cruz do Sul vai facilitar o conhecimento de línguas estrangeiras. A metodologia CollabLanguage foi criada por Lara Pozzobon da Costa quando era professora de Língua Portuguesa na Universidade de New Hampshire (UNH), nos Estados Unidos. O projeto entra agora em sua primeira fase de testes e busca parcerias de instituições e empresas de tecnologia para dar suporte à nova etapa de desenvolvimento do produto.
A ideia surgiu quando Lara começou a trabalhar como professora na graduação da UNH. Ela sentiu necessidade de encontrar uma solução eficaz para a prática de língua portuguesa para seus alunos norte-americanos. Então, propôs uma colaboração com alunos da licenciatura em inglês da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
LEIA TAMBÉM: Atleta do Colégio Mauá atinge nível máximo na Ginástica Escolar do Rio Grande do Sul
Publicidade
Na época, a pandemia atrapalhou a realização do primeiro intercâmbio. De volta a Santa Cruz, Lara apresentou a ideia no Programa de Pós-graduação em Letras da Unisc e a submeteu à Incubadora do TecnoUnisc e ao Programa Dr. Empreendedor da Fapergs/Sebrae, obtendo recursos para desenvolver o projeto.
O aplicativo é um espaço virtual para aprender línguas estrangeiras com falantes nativos. A metodologia permite que aprendizes de línguas ensinem uns aos outros seu próprio idioma nativo de forma natural e com conteúdos em contexto. O conceito que guia as atividades do aplicativo é o de colaboração entre pares: “eu aprendo com os outros e eles aprendem comigo”.
LEIA TAMBÉM: Teatro em Santa Cruz celebra a imigração alemã
Publicidade
O problema a ser resolvido com o uso do aplicativo é a falta de fluência da maioria das pessoas que estuda uma língua estrangeira e não têm oportunidade de continuar praticando com nativos. Os pilares para a aquisição da fluência em língua estrangeira usados no CollabLanguage são colaboração comunicativa entre pares, material autêntico, conteúdo em contexto e modelagem da pronúncia e entonação a partir de falantes nativos.
A pesquisa e desenvolvimento do app contarão com o feedback dos usuários, especialmente do primeiro grupo de testadores, o qual poderá conter novas sugestões de interações metodológicas inéditas no mercado de educação em língua estrangeira. O site traz mais informações sobre o desenvolvimento do projeto e o contato para interessados em participar da primeira fase de testes.
LEIA MAIS DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.