Categories: PolíciaRegional

“Combate ao tráfico de drogas é constante”, diz Schirrmann

A Armageddon, deflagrada na manhã desta sexta-feira, 11, já é considerada uma das maiores operações da Polícia Civil na região, ao lado da Cúpula e da Revanche, ambas realizadas em 2019 e 2020, respectivamente, também pela DP de Vera Cruz; da Tentáculos, efetuada em 2020 pela DP de Rio Pardo; e da Pac Man, deflagrada em 2021 pela DP de Candelária.

Responsável pela investigação, o delegado Paulo César Schirrmann ressaltou o empenho da delegacia comandada por ele no combate ao tráfico de drogas ao longo dos anos. Somente nas últimas operações, a DP de Vera Cruz indiciou Chapolin, Cássio Alves, Gordo Jô e Toquinho, quatro dos principais líderes da facção Os Manos na região do Vale do Rio Pardo. “O combate ao tráfico de drogas é constante. Vai desde as prisões menores por pequenas quantidades de drogas em uma esquina, indo além, pegando líderes que comandam uma rede bem mais ampla em várias cidades, como é o caso dessa operação, que envolve essa facção criminosa que domina o tráfico na região”, salientou Schirrmann.

Falha no sistema

O delegado ainda comentou o fato de Toquinho, mesmo de dentro de uma cela da Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ), continuar comandando crimes. “Esse investigado é bastante conhecido dos meios policiais. Tem uma longa folha de antecedentes e já foi alvo da nossa e de outras delegacias. Infelizmente, é uma falha do sistema o fato de que, mesmo quando alguém está recolhido, continua, e às vezes até amplia, o poder e liderança diante de uma organização criminosa, repassando missões a seus comandados”, disse ele.

Publicidade

Na atual investigação, conforme o delegado, foi possível confirmar uma rede de crimes cometidas pelo principal alvo e chefe do bando, Toquinho. “Detectamos, nessa investigação, uma série de outros crimes correlatos ao tráfico, como homicídio, porte ilegal de arma de fogo, lavagem de dinheiro, receptação, clonagem de veículo, dentre outros. Por isso que é uma organização criminosa que está associada com hierarquia e comando para o cometimento de uma série de delitos, que correm paralelo e com bastante violência.”

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍCIA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.