O prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, participou de uma transmissão ao vivo nas redes sociais da Prefeitura na manhã deste domingo, 22, para falar sobre o novo coronavírus. No vídeo, que tem duração de cerca de seis minutos, o chefe da Administração Municipal pediu cuidado com os idosos e crianças e agradeceu aos profissionais da área da saúde que atuam no município.
“Precisamos aderir a este grande mutirão de cuidados”, disse. “Se nós nos anteciparmos aos cuidados, nós teremos menos casos no Brasil e menos mortes. Afinal, somos um país de 200 milhões de habitantes e esses cuidados precisam ser tomados não só nos grandes centros, mas também aqui em Santa Cruz e em todos os municípios brasileiros.”
LEIA MAIS: 26 casos notificados em Santa Cruz são descartados para coronavírus
Publicidade
Durante a transmissão (veja abaixo), que contou com a presença do secretário de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, e do presidente da Câmara de Vereadores, Elstor Desbessel, o prefeito anunciou três novidades relacionadas ao combate ao Covid-19 no município.
As medidas:
1. Regularize Cidadão
O prefeito Telmo Kirst anunciou neste domingo que enviará à Câmara de Vereadores um projeto de lei para retomar o programa Regularize Cidadão. O valor arrecadado com o pagamento de dívidas será revertido ao combate do novo coronavírus. A iniciativa concede descontos especiais para empresas e pessoas físicas que estão em débito com os cofres municipais. Por ser ano eleitoral, em 2020 o programa não seria permitido. Entretanto, será necessário devido à situação de pandemia. “Esses recursos também são indispensáveis para que possamos atender a população”, disse o prefeito na transmissão.
Publicidade
2. Contratações para a Saúde
A Prefeitura também enviará para a Câmara de Vereadores um projeto de lei para autorizar a contratação emergencial de até 15 médicos, 30 técnicos em enfermagem e 10 enfermeiros para a Secretaria Municipal de Saúde. Os 55 profissionais reforçarão as equipes que atuam nas ações de controle do novo coronavírus em Santa Cruz.
3. R$ 3,5 milhões para ações de combate ao coronavírus
A Câmara de Vereadores anunciou que irá devolver R$ 3,5 milhões aos cofres do Município. O montante será destinado à Secretaria de Saúde, que aplicará o valor nas ações de combate ao novo coronavírus.
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade