O combate ao mosquito Aedes aegypti será reforçado na próxima semana em Santa Cruz do Sul. A partir de segunda-feira, 23, agentes do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde farão uma força-tarefa para visitar residências com o objetivo de coletar larvas do transmissor de dengue, zika e chikungunya. Todos os 38 bairros da cidade serão avaliados simultaneamente.
As larvas coletadas no Levantamento de Índice Rápido (Lira) serão analisadas no laboratório da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde e os resultados serão divulgados no início de novembro. De acordo com o responsável pela pesquisa, o coordenador municipal de Ações de Combate ao Aedes Aegypti, Leonardo Rodrigues, o objetivo é verificar as áreas mais críticas. “Com a pesquisa poderemos desenvolver ações mais concretas visando aumentar a eficácia do combate ao mosquito da dengue e também verificar o grau de infestação pelo Aedes aegypti em nosso município”, explicou.
No total, 1.723 estabelecimentos serão visitados, equivalente a 5 % dos imóveis. A medida é uma determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). As visitas ocorrerão até o dia 27.
Publicidade