Categories: Regional

Combate ao Aedes aegypti chega a escolas de Santa Cruz

Alunos de escolas municipais e estaduais de Santa Cruz do Sul receberam, nesta terça-feira, 1º, atividades voltadas ao combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de zika, dengue e febre chikungunya. A abertura oficial da programação ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental Bruno Agnes por ela estar localizada no bairro infestado pelo inseto, o Schulz. Somente em fevereiro deste ano, 20 focos foram encontrados naquela região do município.

Após a solenidade, estudantes do 1º ao 5º ano participaram de palestras e desenvolveram atividades de acordo com a idade. “Usamos brinquedos para as crianças menores, mostramos que a água pode acumular dentro deles, colocamos música. Tentamos realizar atividades de acordo com a linguagem da série que estava participando”, contou Raquel Rozeno, coordenadora da atenção básica, da Secretaria Municipal de Saúde.

Ao se dirigir às crianças esta manhã, o secretário municipal de Saúde, Henrique Hermany, falou do quão importante é a missão que elas terão pela frente, ao levar para casa, para conhecimento dos pais e familiares os ensinamentos que vão receber na escola. “As vezes a gente acha que os focos aparecem em meio ao lixo, em pátio sujos, mas não, estão em casas limpas e bem arrumadas. Já temos a doença no Rio Grande do Sul e não podemos deixar que nos alcance. Parece que o problema está longe, mas pode estar bem perto da gente”, disse.

Publicidade

O prefeito Telmo Kirst, acompanhado pela vice-prefeita e demais autoridades abriu oficialmente as ações esta manhã dizendo aos alunos que a campanha de prevenção acontece no Brasil inteiro e que colaboração da escola pode contribuir muito para erradicar a infestação do Aedes egypti no município. “Escola é tudo, é nela que a gente aprende, se prepara para o futuro e busca a bebida da sabedoria e o pão do bom conselho”, resumiu.

Além da Bruno Agnes, as escolas Santuário, Bom Jesus, Duque de Caxias, Goiás também receberam a ação pela manhã. À tarde, as atividades tiveram continuidade nas mesmas instituições, exceto a Duque de Caxias. A programação foi organizada pelas coordenações da Atenção Básica e Vigilância Sanitária, pela Secretaria Municipal de Educação e 6ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE). 

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.