Uma parceria entre os quatro Rotarys de Santa Cruz do Sul busca divulgar as ações mundiais de combate à pólio, além de arrecadar recursos para auxiliar na campanha. Para isso, acontece no dia 21 de outubro, um sábado, o Rotary Day. Já no dia 24, quando celebra-se a data mundial de combate à doença, haverá um jantar.
Na primeira ação, que será realizada na Praça Getúlio Vargas, serão prestados serviços de saúde para a comunidade, em parceria com a Faculdade Dom Alberto. Também haverá mateada e shows, além de pedágios solidários na ruas Marechal Floriano e Euclydes Kliemann. Já no dia 24 é a vez de levantar recursos por meio de um jantar no CTG Lanceiros de Santa Cruz, a partir das 20h30. O cardápio é composto por galeto, saladas e massas. Os ingressos já estão à venda com os rotarianos ao preço de R$ 20,00.
Conforme a coordenadora do Pólio Plus no Distrito do Sul, Claudete Sulzbacher, os valores arrecadados, tanto no Rotary Day quanto no jantar, serão repassados para o fundo mundial que atua no combate à doença. A cada um dólar destinado, a Fundação Bill Gates triplica a doação. A vacina aplicada em crianças de até cinco anos custa 60 centavos de dólar. “A intenção é chamar a comunidade para ajudar. Não existe outra forma de erradicar a doença a não ser a vacina”, explica.
Publicidade
A pólio foi erradicada no Brasil em 1989, mas ainda existe no Afeganistão e Paquistão. A falta de saneamento básico é uma das principais causas de contaminação. A meta da entidade é acabar com a doença no mundo.
Participam da ação no município o Rotary Club Santa Cruz do Sul, Rotary Club Santa Cruz do Sul Oeste, Rotary Club Avenida, Rotary Club Cidade Alta, Casa da Amizade, Rotaract Santa Cruz do Sul, Interact Clube Santa Cruz, Interact Aurora e Rotary Kids.
Publicidade