A prevenção e o combate aos crimes, sobretudo aqueles relacionados aos entorpecentes, estão entre as prioridades do novo titular do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO-VRP), Rodrigo Schoenfeldt. Aos 49 anos, o coronel assumiu no dia 8 de janeiro o posto até então ocupado pelo tenente-coronel Giovani Paim Moresco, que foi para a reserva remunerada.
Para Schoenfeldt, o caminho para reduzir os índices de criminalidade está em um trabalho integrado entre os órgãos de segurança pública. Em sua opinião, além de combater os crimes, também é importante a atuação diante de possíveis desastres climáticos como os que atingiram o Rio Grande do Sul em maio do ano passado.
LEIA TAMBÉM: Brigada Militar prende homem por tráfico de drogas na madrugada deste sábado
Publicidade
O CRPO-VRP tem abrangência em 24 municípios. Para o comandante, práticas ligadas ao tráfico e comércio de drogas estão na origem das ocorrências registradas na região. “Tudo o que envolve entorpecentes, nós consideramos um crime raiz, um crime-mãe para vários outros tipos de delitos, como corrupção de menores, agressão física e homicídios”, destaca.
Segundo ele, além de um trabalho integrado com os demais organismos, outro aliado é a tecnologia. Por meio de recursos como câmeras de monitoramento e equipamentos de trabalho, a preparação das equipes tem recebido atenção especial. Ao longo dos anos, o efetivo, que na década de 1960 chegou a 30 mil profissionais, atualmente está pela metade no Rio Grande do Sul.
LEIA TAMBÉM: “Ficamos com medo de tudo pegar fogo”, conta morador de casa atingida por caminhão e carro
Publicidade
“Temos câmeras de fiscalização espalhadas pelas cidades, o sistema de vigilância colaborativa junto à população e sistemas de cercamento eletrônico, que permitem o monitoramento de veículos suspeitos de uma região para outra”, acrescenta o comandante.
Ao avaliar seus primeiros dias no comando do CRPO, Schoenfeldt afirma que a sensação é de satisfação, mas ainda há muito a melhorar. “Tivemos alguns números que poderiam ser menores, mas, mesmo assim, todos os indicadores apresentaram redução em relação a dezembro de 2024”, disse.
Perfil
Natural de Candelária e bacharel em Ciências Militares, com especialização na área de Defesa Social, Schoenfeldt iniciou sua trajetória na carreira militar em 1994. Ele retorna à região após atuar no CRPO do Vale do Taquari, onde vivenciou grande parte da catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul em 2024.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: PRF prende homem por divulgar localização de blitz policiais no WhatsApp
Para saber
Criado em 8 de junho de 1998, o Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP) tem sede na Rua 28 de Outubro, 143, em Santa Cruz do Sul. Atualmente, a estrutura é comandada pelo coronel Rodrigo Schoenfeldt e segue as diretrizes estabelecidas pelo Decreto 57.060, de 15 de junho de 2023. A normativa instituiu as Regionais Integradas de Segurança Pública dentro da Brigada Militar, reorganizando as denominações e circunscrições dos comandos regionais.

Abragência
- Arroio do Tigre
- Boqueirão do Leão
- Candelária
- Encruzilhada do Sul
- Estrela Velha
- Gramado Xavier
- Herveiras
- Ibarama
- Lagoa Bonita do Sul
- Lagoão
- Mato Leitão
- Pantano Grande
- Passa Sete
- Passo do Sobrado
- Rio Pardo
- Santa Cruz do Sul
- Segredo
- Sinimbu
- Sobradinho
- Tunas
- Vale do Sol
- Vale Verde
- Venâncio Aires
- Vera Cruz
*Com informações de Fabiano Lautenschläger
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade