Categories: Esportes

Com vitória na canoagem, Brasil conquista o quinto ouro em Toronto

O baiano Isaquias Queiroz venceu o ídolo canadense Mark Oldershaw na final do C1 1.000 metros da canoagem velocidade e ganhou sua primeira medalha de ouro no Pan de Toronto, nesta segunda-feira, 13. Tão rápido quanto os 4min07s866 que Isaquias fez na prova foi sua passagem pela área de entrevistas rumo à premiação, que aconteceu após a conquista. Do pódio, o canoísta brasileiro saiu correndo de volta à área de largada pois, cerca de 30 minutos depois, participou da prova de C2 1.000 metros, onde faturou a medalha de prata ao lado de Erlon de Souza. A dupla canadense ficou com a medalha de ouro.

Na prova do K2 1.000 metros (caiaque para dois atletas),  o Brasil conquistou a medalha de bronze com Celso Dias de Oliveira Júnior, e Vagner Souta Júnior. A diferença da canoa para o caiaque é que na primeira um vai de joelhos e na outra, sentado. Depois do primeiro pódio, Jorge Bichara, gerente de desenvolvimento esportivo do Comitê Olímpico do Brasil (COB), precisou agir nos bastidores para Isaquias poder voltar descansado à área de início da prova C2.

“Se precisar, tiro ele daqui e levo de volta pra largada”, disse Bichara à reportagem antes de o atleta receber o ouro no pódio. O pedido de agilidade foi do técnico Jesus Morlan, espanhol campeão olímpico que treina a seleção brasileira de canoagem há dois anos. “É ótimo representar não só eu mesmo como o Time Brasil e ganhar a primeira medalha de ouro da canoagem. Eu sabia que podia superá-lo. Mas o importante é a medalha olímpica”, afirmou Isaquias.

Publicidade

Ele é uma das principais apostas do COB para ganhar uma das 30 medalhas projetadas para os Jogos Olímpicos do Rio-2016. Atualmente, Isaquias recebe a Bolsa Pódio do governo federal (R$ 25 mil mensais) e treina em Lagoa Santa (MG), com toda estrutura necessária para ser medalhista olímpico ano que vem.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.