O público de Vera Cruz e do Vale do Rio Pardo teve a oportunidade de acompanhar a programação da 26ª Feira do Livro, que começou na quarta-feira e se estendeu até esse domingo, 3. As atrações, concentradas no Parque Municipal de Eventos, foram bastante variadas, com exposição e venda de artesanato, apresentações artísticas e, claro, obras literárias disponibilizadas por livreiros.
O calor desse domingo não chegou a atrapalhar as pessoas que quiseram conferir as novidades nos mais diferentes estilos, com destaque para a área infantil, que conseguiu imprimir variedade e preço acessível. As crianças puderam aproveitar e escolher aqueles títulos de personagens famosos ou outros, que possibilitam a pintura e a interação maior com a obra.
LEIA TAMBÉM: 175 anos da imigração alemã em Santa Cruz: Wilhelm Lewis, um personagem inusitado
Publicidade
Com apenas 2 anos, Marcela Schwab olhava atentamente as publicações colocadas nas bancas sob o lonão. Eram muitas cores e opções, mas ela conseguiu garantir alguns exemplares. Santa-cruzenses, seus pais, Helena Nether e Tiago Schwab, aproveitaram a visita do almoço desse domingo na família e deram uma passada no evento, que teve acesso gratuito. “Ela [Marcela] gosta muito de livros e em eventos como esse conseguimos encontrar mais variedade”, comentou Helena. Com personalidade, a menina optava pelos que já contam uma história, mesmo com 2 anos. Daí vem a perspicácia da mãe e seleciona aqueles que têm páginas cartonadas, que são mais duráveis, para garantir a brincadeira da filha.
A Feira do Livro de Vera Cruz também foi marcada por apresentações artísticas, como a 30ª Mostra de Teatro Escolar e os shows do Guri de Uruguaiana, que marcou, no dia de abertura, a comemoração do Dia do Servidor Público (28 de outubro), e da cantora tradicionalista Shana Muller, concluindo as atividades no lonão erguido no Parque Municipal de Eventos.
Uma das características da Feira do Livro de Vera Cruz é a diversificação na programação. Além das obras literárias, foram programadas atrações para os mais diferentes gostos e ainda era possível adquirir artesanato local, incentivando o comércio e a circulação de recursos. Na parte artística, desde o primeiro dia foi possível assistir às apresentações da 30ª Mostra de Teatro Escolar, fechando a noite inicial em homenagem ao Dia do Servidor, com show do Guri de Uruguaiana. A quinta-feira, 31, foi marcada pela Noite dos Escritores; no dia seguinte, houve a Noite Cultural. O feriado contou com grupos de danças e teatro em parceria com a Editora Gaúcha. O evento terminou com o show de Shana Müller.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Conheça Sergio Faraco, o protagonista da 70ª Feira do Livro de Porto Alegre
Editor e escritor, integrante da Academia de Letras de Santa Cruz do Sul, Gil Kipper apresentou obras durante a Feira do Livro de Vera Cruz. Mais do que uma forma de vender os exemplares, entende como um espaço para mostrar e para descobrir novos talentos. Há quase 40 anos no ramo, conta que foi em um evento semelhante, em Alegrete, que conheceu a autora Zeli Aguilar Alende, que tinha sua obra Vida de Tropeiros à disposição dos frequentadores da feira.
Kipper acredita que seja possível ampliar a participação das crianças, fazendo com que se atraiam mais pelos livros em seu formato original. Destacou a realização das atrações artísticas como um ponto positivo para a atração dos diferentes públicos, e que poderia ocorrer uma interação maior entre os espaços para a busca de obras literárias. “Aqui é um espaço para mostrar lançamentos, realizar contatos com novos autores. Muitos talentos são revelados dessa forma”, acrescentou. Kipper já se organiza para o próximo evento, que será realizado em Sobradinho.
Publicidade
LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER
This website uses cookies.