O Grêmio empatou em 1 a 1 com o Santos na noite deste domingo, 26, em partida válida pela 31ª rodada do Brasileirão. Quarto colocado na tabela e em busca do G-3, que dá vaga direta na fase de grupos da Libertadores, o Santos até pensou que seria uma tarefa fácil vencer o Grêmio que jogava fora de casa e com time reserva. No entanto, ainda nos minutos iniciais Everton abriu o placar. Noguera empatou para o Peixe e o time gremista fez o que pode para segurar o empate.
Com o resultado, o Santos segue com 55 pontos, na quarta posição, enquanto que o Grêmio, com 47, ficou em oitavo. Na próxima rodada, o time de Renato Portaluppi tem mais uma pedreira pela frente: o Inter. Os rivais se encontram no domingo, 23, na Arena, a partir das 17 horas. Antes disso, porém, o Tricolor tem jogo pela Copa do Brasil, contra o Palmeiras.
A escalação do Grêmio surpreendeu. Renato mandou a campo um time completamente reserva, deixando claro que a prioridade da equipe é a Copa do Brasil. E o time suplente começou a partida mostrando serviço. Aos quatro minutos de jogo , Everton avançou em contra-ataque pelo meio no que poderia ter originado o gol gremista, no entanto, demorou demais e perdeu a bola para David Braz. Se a primeira tentativa não deu certo, o mesmo não se pode dizer da segunda. Aos nove minutos, o garoto recebeu a bola, girou e chutou no canto esquerdo. Vanderlei até tentou defender, mas não chegou a tempo. 1 a 0 Grêmio!
Publicidade
Após o gol, só deu Santos. O time da casa chegou com perigo aos 13 minutos, em chute de Jean Mota defendido por Bruno Grassi. Aos 15, o Peixe pediu pênalti em um lance envolvendo Ricardo Oliveira. O centroavante caiu na área após uma disputa com Rafael Thyere. No entanto, o árbitro entendeu que não houve nada e mandou seguir. O gol do Santos aconteceu aos 20 minutos. Lucas Lima cobrou escanteio e Noguera subiu sozinho para empurrar pra dentro. Tudo igual na Vila Belmiro!
A superioridade santista era evidente. A equipe jogava melhor, tinha mais volume de jogo e dominava as ações da partida – terminou o primeiro tempo com 66% de posse de bola. No entanto, dava espaços para o Grêmio puxar contra-ataques, o que era claramente a proposta do time de Renato. O Santos poderia ter virado o jogo aos 28 minutos, com Copete. O jogador recebeu lançamento na área e ficou frente a frente com Bruno Grassi, que se adiantou para fechar o ângulo. A bola ia entrar, mas Rafael Thyere apareceu para afastar e salvar o Grêmio. Aos 31, foi a vez de Ricardo Oliveira concluir forte, mas a bola saiu ao lado da meta. No minuto seguinte, foi Noguera que concluiu, mas foi alto demais. Aos 35, Zeca finalizou forte, mas também errou a mira, para sorte dos gremistas. O Grêmio segurava a pressão do time de Santos e teve uma nos minutos finais da etapa. Iago avançou pela esquerda e bateu forte e rasteiro, mas Vanderlei conseguiu espalmar para escanteio.
As duas equipes voltaram do intervalo com a mesma formação da etapa inicial. Os primeiros minutos foram de poucas chances, tanto que a primeira oportunidade real aconteceu somente aos 18 minutos. Copete cruzou na área, Thiago Maia concluiu e a bola foi para a rede, mas pelo lado de fora. Aos 21, Kannemann errou ao tentar afastar, a bola sobrou para Copete que concluiu por cima do gol defendido por Grassi.
Publicidade
O Peixe continuava insistindo, buscando o gol. Aos 35 minutos, teria conseguido se Bruno Grassi não tivesse feito uma defesaça. Vitor Bueno chutou muito bem de longe e o goleiro precisou de esticar para espalmar pra fora. Pouco depois, aos 38, Everton perdeu a chance de marcar um golaço. O jogador arrancou livre, ficou na frente de Vanderlei que espalmou após a tentativa do gremista dar uma cavadinha. Na sobra, ficou na cara do gol e mandou por cima. O Santos respondeu aos 39. Vitor Bueno mandou na trave direita. Na sobra, Kannemann mandou pra longe para evitar o gol. Aos 40, Bruno Grassi ainda segurou firme em chute de Copete. Apesar do segundo tempo ter ido até os 50 minutos, nenhuma equipe criou mais nenhuma oportunidade. Mesmo com time reserva, Grêmio conseguiu garantir um ponto.
BRASILEIRÃO
SANTOS 1 X 1 GRÊMIO
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 16 de outubro de 2016, domingo
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Pablo dos Santos Alves (PB)
Assistentes: Oberto Santos da Silva (PB) e Tomaz Diniz de Araujo (PB)
Cartões amarelos: Lincoln (Grêmio), Bruno Grassi (Grêmio), Guilherme Amorim (Grêmio), Lucas Lima (Santos), Kannemann (Grêmio), Maicon (Grêmio), Rafael Thyere (Grêmio)
Gols: Everton, para o Grêmio (9 min/1ºT), Noguera, para o Santos (20 min/1ºT)
Publicidade
SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Fabián Nogueira, David Braz (Yuri) e Zeca; Thiago Maia (Paulinho), Renato, Jean Mota (Vitor Bueno) e Lucas Lima; Copete e Ricardo Oliveira
Técnico: Dorival Júnior
GRÊMIO: Bruno Grassi; Wallace Oliveira, Rafael Thyere, Fred (Kannemann), Iago, Guilherme Amorim, Jailson, Kaio (Maicon), Lincoln, Guilherme (Miller Bolaños), Everton.
Técnico: Renato Gaúcho
Publicidade