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GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Com suspensão de aulas presenciais, Efasc adota nova dinâmica

Equipe da escola se reúne virtualmente duas vezes por semana para o planejamento e a instrumentalização das suas atividades

Sem aulas há quase dois meses, os monitores da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc), desde a suspensão das atividades em consequência da pandemia da Covid-19, articulados pela coordenação e em contato com a diretoria da Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (Agefa), trabalham na elaboração e na coordenação de uma série de atividades teórico/práticas para a realização em casa pelos estudantes.

As iniciativas levam em consideração o Plano de Formação Pedagógico da escola. O objetivo é buscar a manutenção do vínculo afetivo e de estudos com a instituição, envolvendo os estudantes e suas famílias nas pesquisas e nas práticas agropecuárias.

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Para articular todo o processo, os monitores da escola se reúnem virtualmente duas vezes por semana. Em seguida, todo o material é disponibilizado aos estudantes via Google Drive (textos, videoaulas, áudio aulas, links de filmes/documentários). As informações mais urgentes são encaminhadas aos grupos de WhatsApp de cada turma. Uma pesquisa feita no início da pandemia revelou que cerca de 90% dos estudantes da Efasc têm acesso relativamente fácil à internet.

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Outro instrumento pedagógico da Efasc, a tutoria foi adaptada para este período. Cada monitor ficou responsável pelo contato direto via WhatsApp com um grupo específico de estudantes (no máximo dez), a fim de estabelecer um canal de comunicação para resolução de dúvidas, dificuldades técnicas, partilha das atividades realizadas, conversas em geral, especialmente para a manutenção do vínculo pedagógico.

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No final de abril, com o objetivo de humanizar e tornar mais próximo esse período, o grupo de monitores elaborou um vídeo especial para os estudantes e as famílias, em que cada um relatou como estão as suas atividades em casa nesse período.

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Desde o início de maio, os monitores se organizaram em regime de plantão para manter a escola aberta às terças e quintas-feiras, das 13h30 às 17h30. Seguindo todos os protocolos de proteção e higiene e com horário agendado, estudantes e famílias que apresentem alguma necessidade específica estão sendo atendidos.

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Novos passos

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O próximo passo da Efasc é a realização de videoconferências com cada uma das turmas, a fim de proporcionar um encontro “ao vivo” para compartilhar as atividades de cada estudante em casa, bem como repercutir as dificuldades relacionadas à pandemia e à estiagem em relação à agricultura familiar. A diretoria da Agefa também se reúne quinzenalmente de forma virtual para analisar o cenário.

Apesar de a pedagogia da alternância existente na escola requerer sempre a presença dos participantes (estudantes, famílias, monitores, associação e parceiros), o uso da tecnologia no atual período representa uma opção para garantir o menor prejuízo possível na formação dos jovens. E, também, uma forma de estabelecer a relação escola-família, base primordial da filosofia vivida pela Efasc.

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