A Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), que nesta edição conta com uma Comissão de Gastronomia, promete grandes novidades em espaços de alimentação e reformulações em estruturas antigas para atender com excelência os visitantes. Além dos pratos típicos, no ano em que completa 30 anos a festa terá desde cursos de culinária gaúcha até um coletivo gastronômico dentro do galpão Morada Velha.
Integrante da comissão, Luciano Brito Araujo, que já esteve à frente de um evento inédito em Venâncio Aires, o Gastromania – em novembro do ano passado –, se mostra empolgado com as novidades desta Fenachim. “Sou apaixonado pela culinária, resido no município há quase três anos e senti a necessidade de trabalharmos a gastronomia em Venâncio. Por isso, realizamos o Gastromania no Parque Municipal do Chimarrão, que foi um grande sucesso, bem recebido pelo público e, por consequência, fui convidado pelo presidente da festa, Luiz Paulo Assmann, para integrar a comissão”, comenta.
Neste edição, um projeto está sendo feito para remodelar a estrutura que abrigará a diferentes áreas de alimentação dentro do parque. “Estamos trabalhando no layout da estrutura, tentando fazer de forma diferente das outras edições da festa, planejando espaços distintos para que todos possam expor seus produtos”, afirma. Também está sendo projetado um espaço especial para servir a tradicional galinhada, prato típico do município, que, conforme Britto, terá destaque na festa.
Publicidade
Outra novidade é uma praça de alimentação que será planejada focando no conforto dos visitantes, com o objetivo de receber o maior número de bancas de gastronomia diversificada. “Vamos estruturar também uma praça de alimentação para o maior conforto do público e esperamos que o projeto fique pronto logo para darmos início à comercialização dos espaços, o que deve ocorrer após o Carnaval”, complementa.
COLETIVO
A organização da Fenachim 30 Anos tem como objetivo fazer com que os visitantes da festa identifiquem o slogan “A Festa com o Sabor do Rio Grande” também na gastronomia. Por isso, uma das apostas é a nova estrutura do Morava Velha, que abrigará um inédito coletivo gastronômico. “Queremos inserir a carne na Fenachim. Pensando nisso, o Morada Velha será reformado para receber um coletivo gastronômico, cuja ideia central é servir um à la carte de carnes, com diversas formas de preparo, entre assados, na grelha, chapa, churrasco, gourmetizado, entre outras”, revela Brito.
Publicidade
Além disso, a Fenachim vai contar com um grupo de chefes renomados da região, que também dão aula em instituições de ensino voltadas à gastronomia gaúcha. Serão feitas quatro noites de curso de culinária tradicionalista durante a Fenachim, quando, além de aprender, os participantes degustarão os pratos após as aulas.
EVENTO-TESTE
Está previsto um evento-teste para abril, quando serão apresentados a nova estrutura do Morada Velha e também os chefes que irão integrar o coletivo. “A ideia é que a reforma do espaço fique pronta até o início de abril e então o evento-teste provavelmente será no dia 16 de abril. Nesta ocasião vamos apresentar todos os detalhes do local e também já comercializar jantares e cursos que vão ocorrer durante a Fenachim para pessoas e empresas que tiverem interesse em reservar espaços para estas noites”, adianta Britto.
Publicidade