A abstenção na votação de domingo, 30, manteve-se praticamente estável em relação ao primeiro turno em Santa Cruz. O índice de eleitores que deixaram de comparecer às urnas foi de 17,7% no município, ligeiramente inferior ao do dia 2 de outubro (17,9%). Dos 105,3 mil eleitores aptos, 18,6 mil não votaram.
LEIA TAMBÉM
- Entenda o motivo da diferença no total de votos para presidente e governador em Santa Cruz
- Boletins de urna do segundo turno já estão disponíveis; saiba como consultar
Os números sugerem que as campanhas de estímulo ao comparecimento surtiram efeito, já que tradicionalmente a abstenção cresce no segundo turno, como reflexo do número menor de candidaturas. Além disso, havia receio de que muitas pessoas viajassem no fim de semana, em função da proximidade com o Dia do Servidor Público na sexta-feira, quando algumas repartições decretaram ponto facultativo, e com o feriado de Finados nessa quarta-feira, 2.
Outra medida que pode ter ajudado é o passe livre no transporte coletivo urbano, que foi decretado pela prefeita Helena Hermany (PP) para facilitar o acesso aos locais de votação. Segundo o Consórcio TCS, cerca de 600 pessoas utilizaram o serviço no domingo. Apesar disso, a abstenção manteve a tendência de alta que vem sendo verificada a cada eleição. No segundo turno de 2018, 17,1% dos eleitores não votaram. O índice foi de 15,1% em 2014, 15,4% em 2010 e 12,7% em 2006.
Publicidade
CONFIRA A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade