A Defesa Civil de Cachoeira do Sul começou neste fim de semana a retirada de famílias que tiveram suas casas invadidas pelas águas do Rio Jacuí. São pessoas que residem no Bairro Cristo Rei e na localidade de Ferreira. Ao todo, são 18 famílias desabrigadas e que estão no pavilhão da Fenarroz, além de 24 desalojadas e que estão na casa de parentes.
Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Edson Roberto das Neves Junior, as remoções estão sendo realizadas de maneira preventiva, evitando um maior prejuízo às famílias. Ainda, equipes da Secretaria de Meio Ambiente trabalharam no corte de árvores caídas durante o vendaval.
O prefeito em exercício, Cléber Cardoso, está atuando junto às equipes de trabalho. O 3º Batalhão de Engenharia de Combate está dando suporte com equipamentos e os militares estão atuando em diferentes frentes. Auxiliam também o Corpo de Bombeiros, Associação de Canoagem e Grupo de Escoteiros Ibiraiaras.
Publicidade
A equipe da Defesa Civil trabalha nos relatórios e levantamentos de dados para que possa ser avaliada a decretação ou não da situação de emergência. Na tarde deste domingo, 3, o nível do Rio Jacuí era de 23,75 metros, 5,75 metros acima do nível normal, subindo 2,1 centímetros por hora. À noite, o rio estava em 23,85 metros ficando estabilizado. Não deve haver mais remoção de famílias.
Estradas interrompidas
Santa Barbara no sentido Barro Vermelho e Rincão dos Silva está interrompida por causa de problemas em pontes e bueiros. Já interrompidas por causa do nível do rio estão São Lourenço, Seringa, Irapuá, Porteira Sete e Capão Grande.
LEIA MAIS: Em Rio Pardo, travessia em Porto Ferreira é só de barco
Publicidade