Uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Universidade do Vale do Taquari (Univates), Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e outras instituições de Ensino Superior, juntamente com a Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), lançou um mapeamento dos locais atingidos por deslizamentos, inundações e outros problemas provocados pelas chuvas. O objetivo é criar um Mapa Cidadão, com dados levantados pela população e que, posteriormente, servirão para embasar estudos e trabalhos técnicos.
De acordo com o engenheiro ambiental e professor da Unisc, Marcelo Kronbauer, quando ocorrem enchentes é comum que as áreas afetadas estejam encobertas por nuvens. Com isso, não é possível usar imagens de satélite para estimar até onde a água chegou e quais danos provocou durante os processos de avanço e recuo. A ferramenta possibilita que os moradores, de forma muito simples e por meio do WhatsApp, possam informar o nível máximo das águas e fornecer outros dados pertinentes.
LEIA TAMBÉM: Defesa Civil faz alerta para novas enchentes em Santa Cruz; veja a previsão do tempo
Publicidade
Kronbauer explica que a ideia é obter o máximo de dados possível para qualificar e calibrar os modelos de prevenção e alerta para inundações e deslizamentos. “É muito importante que não só a população da área urbana, mas principalmente a da área rural, cadastre essas informações.” Ele salienta que muitas vezes o foco fica nas cidades, mas é fundamental olhar para as localidades do interior a fim de entender como tudo aconteceu. “Ninguém deve se expor a situação de risco, até uma foto da marca da água na parede pode ser encaminhada e será suficiente.”
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade