Não há melhor forma de entrar no clima de Natal nestes dias que antecedem a data mais importante do calendário cristão do que uma visita à Casa das Artes Regina Simonis, na esquina das ruas Marechal Floriano com Júlio de Castilhos, no Centro de Santa Cruz do Sul. É lá que uma gama de referências e de elementos permitirá a cada um mergulhar a fundo na simbologia e nos significados dessa celebração, de profundas raízes no imaginário individual, familiar e comunitário. A Mostra de Natal, organizada pela Associação Pró-Cultura, convida cada pessoa a resgatar as suas próprias memórias e lembranças de outros Natais, e, assim, compartilhar com familiares as alegrias do Natal de 2021, que se aproxima, o segundo em tempos de pandemia.
Aberta no dia 7 deste mês, a ação vai se estender até a próxima quinta-feira, dia 23, com visitação diária. A partir desta segunda-feira, e até quinta, o horário de atendimento será especial, das 13h30 às 21 horas. Lá dentro, em mesas e nichos dispostos por todo o salão térreo principal, uma exposição decorativa de Natal enche os olhos do público.
LEIA MAIS: Christkindfest chega à última semana de programação
Publicidade
O pinheirinho de Natal, obviamente, não poderia faltar, como estrela especial nesse ambiente. Ao lado dele, e emoldurando-o, outros itens decorativos e utilitários, como sugestões de composição de mesas para a ceia, com ênfase em produtos de artesãos e artistas locais.
Entre os integrantes da diretoria da Associação Pró-Cultura que se engajaram na organização da mostra, Isabel Zanetti menciona o quanto havia a disposição de retomar essa tradição da Casa das Artes, vinda desde 2019, de montar a estrutura em dezembro, preparando o espírito da comunidade para o Natal. Em 2020, a intensidade da pandemia do novo coronavírus e a preocupação coletiva com a prevenção inibiram a ação; mas neste ano, já com o avanço da vacinação, a exposição retoma o seu brilho.
Agora foi possível, por exemplo, expor delícias que fazem parte da festa em família, de cujo mix de comes e bebes se encarregaram a Padaria da Copame, a Vicca Doces, a Casa de Zorzi e a Vinícola Thomasi. Entre os artistas visuais, estão no acervo peças de Ilse O’Meagher, Noeli Limberger, Matuta, Dinger e do Projeto Alegria e Esperança, da Oase Centro. E as mesas decoradas têm a marca de loja Oba Oba, Lúdika Eventos, Jaque Pizzatto Art & Decor, Doce Vício, Made By Lili e ainda Vicca Doces.
Publicidade
Isabel ressalta que os produtos estão à venda. “Neste ano, colocamos mais alimentos e mais artesanato para beneficiar e fazer essa parceria com os produtores, com os artistas e artesãos, todos voluntários. Convidamos eles, e eles apoiam, de forma que, na parceria, os seus itens podem ser adquiridos pelo público”, ressalta. Ela cita especialmente a receptividade junto à equipe da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (Oase) da Comunidade Evangélica Centro e ainda da Associação Comunitária Pró Amparo do Menor (Copame), num aval para projetos sociais.
LEIA MAIS: Mostra de Natal começa nesta terça-feira na Casa das Artes
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.