A Secretaria da Saúde (SES) anunciou nesta quarta-feira, 20, que o Rio Grande do Sul está em alerta máximo contra a dengue. Já são mais de 9 mil casos autóctones confirmados neste ano no Estado. Entre esses, cinco mortes pela doença já foram confirmadas. A declaração tem como objetivo o reforço na mobilização de enfrentamento ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti. O foco são os 177 municípios, incluindo a Capital, onde o nível de alerta é maior pelo número de casos e óbitos registrados.
O assunto foi tema de reunião do Centro de Operações de Emergência em Arboviroses (doenças transmitidas por insetos). A discussão foi feita entre representantes de áreas da assistência e vigilância da SES e de outras instituições, como a Fiocruz, e da representação dos municípios, pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-RS).
LEIA MAIS: Aplicação de fumacê contra mosquitos no Bairro Progresso será nesta terça-feira
Publicidade
Na oportunidade, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, ressaltou a necessidade de mobilizar e envolver toda a sociedade nessa tarefa. “É um compromisso com o cuidado”, disse. “O alerta máximo significa uma maior atenção com medidas fortes nas regiões de maior incidência”, completou. Em Santa Cruz do Sul, desde o início do ano, foram confirmados 212 casos, segundo informações da Prefeitura.
Ações futuras
- Organização de reunião com coordenadores regionais de saúde, prefeitos e secretários municipais de cidades prioritárias.
- Modelagem de um painel com informações acessíveis à população e gestores (nível de infestação, número de casos, número de agentes de endemias, entre outros).
- Capacitação de equipes assistenciais (Atenção Primária à Saúde e rede hospitalar), com foco no manejo clínico.
- Elaboração de videoaulas para equipes assistenciais e de vigilância em saúde sobre temas de interesse.
LEIA MAIS: Santa Cruz tem mais de 90 casos confirmados de dengue
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade