A água do Rio Guaíba invadiu a Avenida Mauá, no Centro Histórico de Porto Alegre, na manhã desta terça-feira, 21. O mesmo problema já havia sido registro na enchente de setembro deste ano. Nessa segunda-feira, 20, a Prefeitura fechou o sistema de comportas do Cais Mauá, mas a estrutura não suportou o nível do rio, que segue subindo nesta terça.
Além da Avenida Mauá, a água invadiu diversas ruas do 4º Distrito, local onde uma das comportas para contenção da água cedeu, causando inundação. A enchente atual já é a terceira maior da história de Porto Alegre e a maior desde 1941. O nível já ultrapassa 3,40.
LEIA TAMBÉM: Enchentes elevam perdas e trazem alerta à região
Publicidade
As equipes da prefeitura continuam auxiliando especialmente os habitantes da região das Ilhas, os mais afetados pela subida da água. O prefeito Sebastião Melo determinou o reforço nas ações de apoio. Entre elas, estão o encaminhamento dos moradores para o ginásio do Dehmab e casas de familiares, recolhimento de animais para abrigos conveniados, entrega emergencial de alimentos e definição dos pontos de referência para as demandas de cada ilha.
Dois caminhões do Exército auxiliam as equipes na busca por moradores. Um dos veículos seguiu para a Ilha Mauá, com o objetivo de resgatar famílias para levá-las para casa de familiares ou o abrigo emergencial no Demhab. Um ônibus da Carris irá ajudar na retirada das pessoas.
Caminhões-pipa do Dmae estão abastecendo a população local. Na Ilha do Pavão, foram instalados dois banheiros químicos, entregues diversos suprimentos como produtos higiênicos e de limpeza, além de colchões e água. O abrigo do Demhab recebe também assistência também de servidores da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.