Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Brasileirão

Com gol de Pepê, Grêmio vence o Fortaleza e sai do Z4

Foi no finalzinho, com sofrimento e muita insistência, que o Grêmio conseguiu a segunda vitória no Campeonato Brasileiro 2019. Jogando no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, em virtude da Arena estar cedida para preparação à Copa América, o Tricolor venceu o Fortaleza por 1 a 0, com gol de Pepê já aos 44 minutos do segundo tempo.

Com os três pontos conquistados, o Grêmio pula da 18ª colocação para a 13ª, com oito pontos, e espera as partidas desse domingo para verificar qual posição irá terminar a rodada. Na próxima quarta-feira, 12, o time de Renato Portaluppi vai ao Rio de Janeiro enfrentar o Botafogo, às 19h15, no Engenhão, na última rodada antes da parada no Brasileiro para a Copa América.

PRIMEIRO TEMPO

Publicidade

Foto: Lucas Uebel/GrêmioFelipe Vizeu arriscou bons chutes na primeira etapa e reclamou ao ser substituído por Renato no início do segundo tempo
Felipe Vizeu arriscou bons chutes na primeira etapa e reclamou ao ser substituído por Renato no início do segundo tempo

Grêmio e Fortaleza iniciaram a partida sob forte chuva no Estádio Centenário. Quem chegou primeiro foi o Fortaleza. Aos 2 minutos Tinga cruzou e Léo Moura afastou para escanteio. Na cobrança, Geromel cortou. Na sequência foi a vez do Grêmio chegar com Diego Tardelli. O atacante cavou um escanteio que Alisson cobrou, mas a zaga do Fortaleza tirou para longe.

Aos 5 minutos Maicon sofreu falta no lado esquerdo de ataque. No cruzamento de Jean Pyerre, a zaga afastou. A primeiro chance real de gol ocorreu aos 6 minutos, e foi do Fortaleza. Osvaldo recebeu passe de Kieza. O atacante chegou em velocidade pela direita, passou por Rodriguez e chutou forte para defesa de Paulo Victor. Nos minutos seguintes o jogo acalmou. Aos 12, após recuperar a bola no meio de campo, Diego Tardelli arriscou um chute de fora da área e a bola passou perto do gol de Felipe Alves.

Aos 21 Alisson cruzou na área e Thaciano cabeceou por cima do gol do Fortaleza. Um minuto depois o Fortaleza respondeu. Juninho chutou de fora da área e a bola tirou tinta da trave de Paulo Victor. Aos 23, o Fortaleza teve a chance de marcar numa falta pela direita, próxima à área. No chute de Juninho, Leonardo afastou. Aos 27 Tardelli recebeu de Thaciano pela lado direito e sofreu falta de Quintero. Na cobrança de Jean Pyerre, Felipe Alves afastou para escanteio. Alisson cruzou, mas Carlinhos afastou o perigo.

Publicidade

Aos 33 quase o Grêmio marcou. Felipe Vizeu recebeu bom passe de Maicon na frente da área e chutou muito perto do gol de Felipe Alves. Aos 39 foi a vez de Thaciano arriscar de fora da área. A bola ainda desviou na zaga do Fortaleza antes do goleiro Felipe Alves espalmar. Aos 43, Diego Tardelli cavou um escanteio. Antes da cobrança, a partida foi interrompida em virtude de uma briga na torcida do Grêmio. Na cruzamento, já aos 46 minutos, a defesa do Fortaleza tirou para longe. Na sequência do lance o Grêmio chegou conseguiu um novo escanteio, o sexto no primeiro tempo, mais uma vez afastado pela zaga. Mesmo com a pressão gremista nos minutos finais, o primeiro tempo terminou 0 a 0.

SEGUNDO TEMPO

Foto: Lucas Uebel/GrêmioMaicon teve atuação destacada durante a vitória do Grêmio
Maicon teve atuação destacada durante a vitória do Grêmio

Aos 30 segundos da segunda etapa o Fortaleza chegou forte. Juninho arriscou um chute de fora da área e obrigou Paulo Victor a fazer grande defesa. Aos 8, Renato Portaluppi sacou Felipe Vizeu do time para dar lugar ao rápido Pepê. Aos 15, Jean Pyerre cruzou na área e Diego Tardelli não chegou na bola, que passou com perigo junto à trave de Felipe Alves.

Publicidade

Tanto Grêmio como Fortaleza não conseguiam achar espaços para adentrar a área e criar situações de perigo. Aos 20 o espaço apareceu, Maicon tocou para Tardelli, este deu lindo passe para Alisson que chutou travado cavando um escanteio. Na cobrança, Geromel cabeceou no cantinho e Felipe Alves fez grande defesa, salvando o Fortaleza.

Aos 25, pela lado direito de ataque, Léo Moura tentou passar por Osvaldo que fez grave falta no lateral gremista, levando cartão amarelo. Pela gravidade da falta, o árbitro Savio Pereira Sampaio foi acionado para verificar o lance no VAR. Após analisar a jogada, Sampaio anulou o cartão amarelo e aplicou o vermelho ao jogador do Fortaleza.

Após a expulsão, Renato sacou Thaciano do time e colocou André. Na cobrança da falta, Alisson lançou na área e Rodriguez cabeceou por cima do gol. Com um homem a mais, o Grêmio partiu para o ataque. Aos 32 Jean Pyerre arriscou de fora da área por cima do gol. Aos 34 André cruzou com perigo e Gabriel Dias afastou. Aos 37, Tardelli cruzou, Pepê furou e a bola sobrou para Leonardo, que arriscou, mas Felipe Alves defendeu.

Publicidade

Aos 40, Renato colocou Patrick no lugar de Diego Tardelli. No seu primeiro lance, o jovem jogador arriscou um chute de fora da área com endereço, dando trabalho ao goleiro Felipe Alves, que espalmou para longe. Aos 44, finalmente, o torcedor gremista soltou o grito de gol preso na garganta. Pepê recebeu um lindo passe de Jean Pyerre e chutou no cantinho para vencer Felipe Alves e marcar para o Grêmio: 1 a 0. Ainda houve tempo para o Fortaleza pedir um pênalti não marcado pelo árbitro aos 48 minutos, num lance que a bola supostamente teria tocado a mão de Geromel. Aos 51 minutos Savio Pereira Sampaio encerrou a partida, decretando a segunda vitória tricolor no campeonato.

BRASILEIRÃO 2019
8ª RODADA
GRÊMIO 1×0 FORTALEZA

Data e horário: 8 de junho, sábado, 19h;
Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul;
Arbitragem: Savio Pereira Sampaio (DF), auxiliado por Bruno Boschilia (PR) e José Reinaldo Nascimento Júnior (DF), com Douglas Schwengber da Silva (RS) como quarto árbitro;
Árbitro de vídeo: José Claudio Rocha Filho (SP), com assistência de Salim Fende Chavez (SP) e Herman Brumel Vani (SP);
Cartão amarelo: Alisson (Grêmio); Felipe Alves, Carlinhos e Felipe (Fortaleza);
Cartão vermelho: Osvaldo (Fortaleza).

Publicidade

GRÊMIO: Paulo Victor; Léo Moura, Pedro Geromel, Rodríguez e Leonardo; Maicon, Thaciano (André), Jean Pyerre, Diego Tardelli (Patrick) e Alisson; Felipe Vizeu (Pepê)
Técnico: Renato Portaluppi

FORTALEZA: Felipe Alves; Tinga, Quintero, Roger Carvalho (Nathan) e Carlinhos; Felipe, Juninho e Romarinho; Marlon (Gabriel Dias), Osvaldo e Kieza (André Luís)
Técnico: Rogério Ceni

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.