ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Com foco na inovação, começa a 20ª Expoagro Afubra

Está marcada para 9 horas desta quarta-feira, 23, a solenidade de início da histórica 20ª Expoagro Afubra. O evento, que marca a retomada das atividades do parque de exposições em Rincão Del Rey, Rio Pardo, segue até sábado, com ampliação de um dia no comparativo com os demais anos. Contará com a presença do vice-governador e secretário estadual da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, além das secretárias Ana Amélia Lemos (de Relações Federativas e Internacionais) e Silvana Covatti (da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural). Estão confirmados o senador Luiz Carlos Heinze e os deputados Marcelo Moraes e Heitor Schuch.

O coordenador-geral da Expoagro Afubra, Marco Antonio Dornelles, antecipa a possibilidade de que seja aproveitado o momento para a assinatura, entre o Estado e o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), do convênio para a instalação do Centro Regional de Referência em Autismo. Além disso, garante que os visitantes encontrarão um parque bem preparado, com exemplo de motivação dos organizadores e expositores, que adiantaram a montagem de toda a estrutura.

Publicidade

“O número de expositores aumentou. Chegamos a ter mais empresas que queriam espaços, mas não havia mais disponibilidade”, salienta. Ele cita o investimento feito no pavilhão que abriga as agroindústrias, permitindo que todos os 193 participantes fiquem dentro do mesmo espaço.

Publicidade

Outra área que merece destaque, de acordo com Dornelles, é a de inovação no agro. “A pandemia impôs preparações a todos, em especial no meio rural. Criamos o espaço para trabalhar a inovação, com programação diversa, demonstração de startups, universidades e cases de produtores que inovaram e conseguiram bons resultados”, acrescenta o coordenador.

A solenidade de abertura será transmitida pelos perfis da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) no YouTube e no Facebook.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Programação diversificada vai movimentar a Casa Sicredi na 20ª Expoagro Afubra

Publicidade

Dornelles: divulgação de ideias inovadoras

Jovens aprendizes do Instituto Crescer Legal visitam o parque

O Instituto Crescer Legal estará presente na retomada da maior feira voltada à agricultura familiar, a Expoagro Afubra. Segundo a gerente do Instituto Crescer Legal, Nádia Fengler Solf, a Expoagro é um dos pontos altos do primeiro semestre para os jovens aprendizes. “A visita à feira é sempre muito aguardada pelos jovens, pois é um momento de conhecer novas técnicas e maquinários, além de contatar empresas, lideranças e instituições voltadas ao agro e abrir horizontes relacionados à diversificação”, avalia.

Hoje, as turmas de Canguçu e São Lourenço do Sul visitam a feira; amanhã, será a vez de Cerro Branco e Paraíso do Sul; e na sexta-feira, as turmas de Passo do Sobrado, Progresso e Rio Pardo marcam presença na exposição. Uma das paradas previstas no roteiro de visitas dos jovens é o estande do Instituto Crescer Legal, no Espaço Inovação do Agro. No local também são esperados autoridades, parceiros e muitos produtores rurais para troca de experiências e informações sobre as atividades da entidade, que completa sete anos em 2022.

Publicidade

LEIA MAIS: Quase tudo pronto para a Expoagro Afubra

Publicidade

O Instituto também participa do Fórum Sul-Brasileiro de Educação Rural nesta quinta (às 15 horas) e sexta-feira (às 10 horas), na Sala de Palestra 1. “Será uma oportunidade para levar a ainda mais pessoas os resultados que temos colhido e que já são reconhecidos pelo Brasil”, comenta o diretor-presidente, Iro Schünke.

À espera: parque está preparado para receber o público, que poderá conferir promissoras tecnologias junto a empresas e entidades | Foto: Rafaelly Machado

LEIA MAIS: Casa Sicredi destaca cooperativismo de crédito na retomada da Expoagro Afubra

Casa do Associado abre as suas portas para os visitantes

Publicidade

Publicidade

LEIA MAIS: Projeto prevê classificação do tabaco na propriedade, mas sindicato não concorda

O dinamismo do espaço digital faz com que as informações sejam repassadas em tempo real. No impresso, o leitor terá um apanhado do que ocorreu no dia e a projeção das próximas atividades da programação, dando atenção à questão da inovação para o setor primário. “Entendemos a Expoagro Afubra como uma grande escola de aprimoramento da produção rural, e uma escola a céu aberto, integrada por centenas de especialistas de todas as áreas, onde é apresentado tudo aquilo que é mais eficiente, mais produtivo, mais rentável e recompensador para os agricultores, e, logo, também para a sociedade”, conclui Beling.

Na rádio, o coordenador de jornalismo, Ronaldo Falkenback, destaca que será feito acompanhamento em tempo integral no parque. “Vamos trazer entrevistas, detalhes da programação, conversas com os painelistas, mostrando a retomada da Expoagro Afubra e fazendo a cobertura completa para aproximá-la do ouvinte”, conta.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Cheques do óleo saturado vão ser entregues na Expoagro

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

© 2021 Gazeta