Com dois jogos de antecedência, o Internacional está nas oitavas de final da Copa Libertadores da América. Apesar dos sustos, quando chegou a estar vencendo por 2 a 0, cedeu o empate, mas conseguiu a virada mesmo tendo um Guilherme Parede expulso, o Colorado contou com a estrela de Paolo Guerrero e venceu o Palestino por 3 a 2 na noite desta terça-feira, 9, no Beira-Rio, pela quarta rodada do grupo A da competição continental.
O time gaúcho alcançou os dez pontos e permaneceu na liderança isolada da chave, sendo assim o primeiro classificado entre os brasileiros à próxima fase. A outra vaga será disputada por Palestino, River Plate e Alianza Lima. Os argentinos enfrentam os peruanos na próxima quinta-feira, 11, às 19 horas, em casa. O Inter volta a campo pela Libertadores no dia 24 de abril contra o Alianza no Peru. No domingo que vem, 14, a paetir das 16 horas, faz o clássico de número 419 contra o Grêmio, no primeiro confrionto das finais do Gauchão, também no Beira-Rio.
PRIMEIRO TEMPO
Publicidade
O Internacional iniciou avassalador e com menos de um minuto chegou forte. Nico López encontrou Edenilson na direita, que cruzou para Guerrero. O peruano chegou a tocar na bola, mas não conseguiu desviá-la para o gol. Logo em seguida, Nico recebeu na esquerda e chutou da intermediária para defesa de Ignácio González. O Palestino apareceu pela primeira vez no ataque aos 4 minutos. Cortés arriscou de fora e a bola desviou na defesa. Para não se complicar, Marcelo espalmou para fora.
A blitz do Inter surtiu efeito aos 10, Nico cruzou rasteiro da direita para Patrick, que superou González e completou para o fundo da rede – 1 a 0. Os donos da casa quase ampliaram aos 14, de novo com Nico. O uruguaio avançou e soltou a bomba. González fez grande defesa e evitou o segundo. Os visitantes ameaçaram na sequência. Cortés recebeu de Fernández e finalizou próximo à meta de Lomba. Quase o empate dos chilenos. Porém, aos 21, o Colorado aumentou a vantagem. Nico acionou Guerrero, que entortou Del Pino e tocou na saída de González – 2 a 0.
Aos 24, o Colorado sofreu uma baixa. Com dores no joelho esquerdo, o volante e capitão Rodrigo Dourado deixou o duelo chorando e foi substituído por Rithely. Só dava Inter. Aos 34, Guerrero bateu cruzado, levando muito perigo à trave direita de González. O lance mais perigoso do Palestino no primeiro tempo ocorreu aos 36. Véjar recebeu na esquerda, limpou e chutou. A bola passou perto do gol de Lomba. O time comandado por Ivo Basay conseguiu descontar após confusão na área aos 41. A defesa cochilou, Lomba saiu mal do gol. Fernández finalizou na trave, no rebote, não perdoou – 2 a 1. O time gaúcho respondeu dois minutos depois. Iago cruzou fechado da esquerda e González espalmou pela linha de fundo.
Publicidade
SEGUNDO TEMPO
A exemplo do duelo contra o River, quando começou com intensidade e teve queda de rendimento na etapa complementar, o Inter repetiu os erros e cedeu o empate logo aos 2 minutos. Nico tentou passe de calcanhar, mas entregou ao adversário, que avançou com Rosende. Ele cruzou da direita na medida para Passerini deixar tudo igual – 2 a 2 e a tensão voltou no Beira-Rio. O time acusou o golpe e não tinha a mesma força para sair do campo de defesa e ainda encontrava dificuldades para trocar passes.
Aos 14, Odair fez a segunda substituição, com Guilherme Parede na vaga de Patrick. E logo na sua primeira participação, o camisa 77 criou oportunidade para virar o placar. Ele recebeu de D’Alessandro, mas não conseguiu dominar e González deixou o gol para fazer a defesa. No entanto, aos 21, o Colorado ficou novamente na frente. E mais uma vez com Guerrero. Nico López cruzou na cabeça do peruano, que mandou no contrapé de González – 3 a 2. Foi o terceiro dele em dois jogos. No sábado, 6, o centroavante estreou marcando na vitória de 2 a 0 sobre o Caxias.
Publicidade
Aos 35, o Inter ficou com um a menos. Guilherme Parede, que já tinha levado cartão amarelo por reclamação, foi expulso ao cometer falta em Soto. O Palestino não se entregava e tentava o ataque. Após cobrança de falta de Jiménez, Cuesta não alcançou a bola e Ahumada cabeceou pela linha de fundo. Aos 37, D’Alessandro saiu para a entrada de William Pottker. Os chilenos ensaiaram uma pressão, sem eficiência. No fim, festa dos 41,4 mil torcedores pela classificação às oitavas da Linertadores.
COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA
4ª RODADA
GRUPO A
INTERNACIONAL 3 a 2 PALESTINO
Data e horário: Terça-feira, 9 de abril, 21h30
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre
Arbitragem: Carlos Orbe, com Byron Romero e Edwin Bravo (Equador)
Gols: Internacional – Patrick (10/1ºT) e Paolo Guerrero (21/1ºT e 21/2ºT); Palestino – Fernández (41/2ºT) e Passerini (2/2ºT)
Cartões amarelos: Patrick, D’Alessandro e Guilherme Parede (Internacional); Del Pino, Enzo Guerrero e Alejandro González (Palestino)
Cartão vermelho: Guilherme Parede (Internacional)
Publicidade
INTERNACIONAL
Marcelo Lomba; Zeca, Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado (Rithely), Edenilson, Patrick (Guilherme Parede), D’Alessandro (William Pottker) e Nico López; Paolo Guerrero
Técnico: Odair Hellmann
PALESTINO
Ignacio González; Soto, Alejandro González, Del Pino (Enzo Guerrero) e Véjar; Farías, Fernández, Rosende,Jiménez e Cortés (Ahumada); Passerini
Técnico: Ivo Basay
Publicidade