Após a derrota por 3 a 1 para o América, em Minas Gerais, nesse sábado, 13, o Grêmio tem 94% de chances de jogar a Série B do Brasileirão na próxima temporada. O tricolor tem ainda sete jogos a disputar pela primeira divisão e precisaria vencer todos para não depender de resultados paralelos. As projeções são feitas com base em cálculos de um grupo do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os dados ainda não consideram as partidas disputadas neste domingo, 14.
Embora o Grêmio se encontre na penúltima posição da tabela, com 29 pontos, em 31 partidas, há dois times em situação pior, segundo os cálculos: a Chapecoense, com 15 pontos em 31 jogos, matematicamente rebaixada; e o Sport Recife, com 30 pontos conquistados em 32 partidas disputadas e 96% de chances de cair. O Leão da Ilha ainda joga neste domingo, 14, às 19 horas.
LEIA MAIS: Grêmio é derrotado pelo América em Belo Horizonte
Publicidade
Apesar da situação desesperadora, o tricolor gaúcho ainda pode se salvar sem precisar “secar” os outros 11 times com chance de rebaixamento (veja quais são abaixo). Mas esta seria uma jornada épica, com sete vitórias nos últimos sete jogos. Se conquistar os 21 pontos ainda em disputa no Brasileirão, o Grêmio chega a 50 e não cai de jeito nenhum, segundo a análise da UFMG. Se empatar um dos jogos, ainda tem chance de rebaixamento, embora de apenas 0,01%. Perdendo uma das partidas, mas vencendo as outras seis, a probabilidade de queda é de 0,1%.
Dados mostram que o time que não passar dos 36 pontos conquistados nas 38 rodadas do campeonato, cai com certeza. Com 37 tem só 0,001% de probabilidade de escapar. Para ter pelo menos 1% de chance de ficar na Série A, o Grêmio tem que fazer 11 pontos nos próximos sete jogos (três vitórias e dois empates). Com 40 pontos, a chance de rebaixamento ainda é de 98,6%. Mesmo chegando ao “número mágico” – os 45 pontos que, em geral, são vistos como a pontuação de segurança para permanecer na divisão – neste campeonato ainda há chance de quase 8% de cair, de acordo com os matemáticos da UFMG.
Times com possibilidade matemática de rebaixamento
- Chapecoense – 100%
- Sport – 96%
- Grêmio – 94%
- Juventude – 64%
- Bahia – 13%
- Atlético Goianiense – 8%
- Santos – 7%
- Cuiabá – 7%
- São Paulo – 6%
- Ceará – 4%
- Athletico Paranaense – 2%
- Fluminense – 0,2%
- América – 0,01%
As projeções ainda não consideram as partidas disputadas neste domingo, 14
Chances do Inter de classificar para a Libertadores da América
O Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais também calcula as chances de classificação à Libertadores. A briga é grande, com um time já garantido na próxima edição da competição continental e outros 16 com possibilidades matemáticas, ainda que remotas. O Internacional, que nesse sábado venceu o Athletico Paranaense, tem 36% de chances de carimbar a vaga.
Publicidade
LEIA MAIS: Inter vence o Athletico de virada e segue na cola do G-6
Para garantir, 100%, a vaga no principal torneio do continente, o time precisa fazer 63 pontos. Uma equipe que conquistar 50 pontos ainda pode sonhar com vaga na Libertadores, mas a chance é de apenas 0,003%. O Internacional, com a vitória desse sábado, chegou a 47 pontos em 32 rodadas. Tem ainda 18 pontos (seis partidas) a disputar e precisaria fazer 16 (cinco vitórias e um empate) para confirmar a classificação à Libertadores da América.
O colorado tem, até aqui, 49% de aproveitamento no Brasileirão. Se mantiver esta média, fazendo metade dos pontos que ainda tem a disputar, chega a 56, pontuação que, de acordo com os matemáticos da UFMG, dá 73% de chances de estar entre os seis primeiros na tabela e disputar a Libertadores de 2022.
Publicidade
Times com chance matemática de ir à Libertadores pelo Brasileirão
- Atlético Mineiro – 100%
- Palmeiras – 99,9%
- Flamengo – 99,9%
- Corinthians – 85%
- Bragantino – 80,5%
- Fortaleza – 70%
- Internacional – 36%
- América Mineiro – 15%
- Fluminense – 8%
- Athletico Paranaense – 2%
- São Paulo – 0,8%
- Ceará – 0,8%
- Atlético Goianiense – 0,5%
- Bahia – 0,3%
- Santos – 0,3%
- Ciuabá – 0,3%
- Juventude – 0,01%
Atlético Mineiro com uma mão na taça
Os dados da UFMG confirmam: é quase impossível tirar o título do Atlético Mineiro. O Galo tem 68 pontos em 31 jogos e já é 97% campeão. O Palmeiras tem 1,5% de chance de levantar a taça e o Flamengo tem 1%. Os cálculos dos matemáticos indicam que o time que chegar a 82 pontos será, com certeza, o campeão nesta edição do Brasileirão. O Atlético ainda disputa 21 pontos e precisa de 14. Se mantiver o atual aproveitamento, de 73%, faz 15.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade